Brasil
Mulheres lideram 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil, segundo Sebrae
O estudo foi realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc).

Publicado
em
Por
Agência Brasil
Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois de sofrer retração a partir dos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O estudo, realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que após recuar para um total de 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019, antes da pandemia.
Apesar dessa evolução, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%) ainda está abaixo da melhor marca histórica, registrada no 4º trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total.
O estudo do Sebrae indica ainda que a participação feminina entre os donos de negócios empregadores também continua abaixo do período pré-crise. No final de 2019, havia 1,3 milhão de donas de empresas que contratavam empregados, o que representava 13,6% do total das donas de negócio. Já no final do ano passado, esse número havia recuado para 1,1 milhão (11,4% do universo).
Os dados mostram que 50% das proprietárias de negócios de estão no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. Em relação aos homens, 35% dos donos de negócios se concentram no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção.
Ainda segundo a pesquisa, aumentou a proporção de mulheres que são chefes de domicílio. Em 2019, elas eram 47% e no último trimestre de 2021 as empreendedoras chefes de domicílio representaram 49% do total.
Por outro lado, diminuiu a participação das mulheres negras à frente dos negócios. Enquanto no último trimestre de 2019, antes da pandemia, elas eram 50,3% das donas de negócio, no último trimestre do ano passado, elas passaram a responder por 48,5%. Já as mulheres brancas passaram de 48,4% das donas de negócio para 49,9%.
O Sebrae mostra que a escolaridade das mulheres que estão empreendendo aumentou e que a diferença do número de mulheres com pelo menos o nível médio aumentou em relação aos homens entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021.
No quarto trimestre do ano passado, 68% das empreendedoras tinham pelo menos o ensino médio. Entre os homens, essa proporção era de 54%. A variação no período foi de 11 pontos percentuais entre as mulheres e 4 pontos entre os homens.
A pesquisa mostrou crescimento da participação feminina nos setores de informação/comunicação e educação/saúde. Entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período do ano passado, a presença das empreendedoras cresceu 3 pontos percentuais e 4 pontos, respectivamente.
Leia Também
-
Nordeste registrou 1,4% em tentativas de fraude na Black Friday 2023
-
Especialista orienta sobre como evitar e reagir a assédios no ambiente de trabalho
-
O enegrecer do poder: por uma mulher negra no STF
-
Semana Global do Empreendedorismo terá palestras, oficinas e workshops gratuitos em Camaçari
-
CCR Metrô Bahia abre duas vagas para supervisora de estações exclusivas para mulheres
-
Inscrições para segunda edição do Capacita MEI de Lauro de Freitas estão abertas

Festas de fim de ano impulsionam mercado de padarias e delicatessen

João Leão reúne pré-candidatos a prefeito de Lauro de Freitas pela oposição

Nikolas Ferreira recebe título de cidadão camaçariense em sessão especial pelo Dia da Bíblia

Desfile Saindo da Invisibilidade promove inclusão e representatividade no Shopping Bela Vista

Entrega dos cupons da Cesta de Natal segue até segunda em Camaçari

Elinaldo anuncia pré-candidato a prefeito na terça

Espetáculo ‘Punho – Amor Mão Fechada’ tem sessões gratuitas no Teatro Gamboa neste fim de semana

Após tentativa de roubo, adolescente é apreendido no Bomfim com arma falsa

Festa Havaiana retorna a Salvador com Pedro Pondé, Adão Negro, Lutte e Diamba na próxima sexta

SineBahia oferece 50 vagas para auxiliar de linha de produção sem experiência em Salvador

Simm oferece vagas para padeiro e confeiteiro com salário de R$ 1.800; veja requisitos

Prefeitura de Lauro de Freitas leva consultas, exames, vacinação e testagens para Areia Branca neste sábado

Sesau Fila Zero Itinerante realiza atendimento na USF de Fonte das Águas neste sábado

Corpo de jovem é encontrado com as mãos amarradas e perfurações de tiro em Barra do Jacuípe

Josué Pereira é reeleito presidente do Sindborracha

Finais de campeonatos de futebol agitam fim de semana em Camaçari

Simpa confirma pré-candidatura a vereador de Camaçari pela oposição

Sesau entrega 33 novas cadeiras de rodas motorizadas para PCDs em Camaçari

Ação ‘Bahia Solidária’ leva serviços sobre mercado de trabalho, saúde e lazer para Lauro de Freitas

Agenda cultural: confira opções de lazer para curtir o fim de semana em Camaçari

Júnior Muniz afirma que isenção do IPVA a carros elétricos indica compromisso do governo com Camaçari
