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Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial

‘Afro-Históricos’, da designer Polianna Silva, leva representatividade para crianças e adolescentes através do lúdico.

Elaine Sanoli

Publicado

em

Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O dia 20 de novembro marca o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. O último líder do Quilombo do Palmares, símbolo de resistência em todo o país, é uma das personalidades negras de destaque nesses quase 500 anos de luta dos povos africanos trazidos forçadamente ao Brasil e seus descendentes. São anos de história marcada por enfrentamentos, cultura e respeito, uma batalha travada por diversas figuras até os dias atuais.

Foi com o intuito de promover a representatividade dessas personalidades, que ela mesma não encontrou ao longo da própria infância, que a camaçariense Polianna Silva decidiu desenvolver o projeto Afro-Históricos’. Criado em 2016, o jogo foi o trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação em Design na Universidade Federal da Bahia (Ufba), inicialmente intitulado ‘Meus Heróis’

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Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial

Jogo de cartas criado pela designer camaçariense em 2016. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Em entrevista ao Destaque1, ela conta que a motivação para essa escolha refletiu as próprias experiências da falta de referências de negros em posições de poder. “A escolha se deu por uma necessidade minha de ver representadas as pessoas negras em lugares de destaque, em profissões, fora do comum do que o racismo diz, que as pessoas negras têm que estar num lugar de subserviência”, conta.

Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial

Polianna Silva, idealizadora do ‘Afro-Históricos’. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Pessoalmente, ela avalia que jogos como o ‘Afro-Históricos’ potencializam a afirmação e autoestima negras, o que teria sido um diferencial em sua trajetória.

“Eu não conhecia o meu cabelo, não conhecia como eu era realmente, e conhecer essas personalidades, o meu cabelo… esse conhecimento me trouxe uma força maior”, constata.

Assista:

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Inicialmente, os critérios que desejava seguir eram: personalidades negras brasileiras, com ênfase nas mulheres, que desenvolvessem trabalhos em todas as áreas do conhecimento. Para além da arte e da cultura, a intelectualidade e ciência são segmentos que Polianna acredita que precisam ser explorados. As pessoas negras que estão produzindo precisam ser reconhecidas.

“Com o jogo a gente passa pra outras pessoas isso de potencializar essa força da identidade, potencializar a questão do nosso lugar de mulher e de homem preto”, afirma.

Educação antirracista

Vindo de escolas públicas, Polianna entendeu que a dinâmica do debate racial deveria ser iniciada ainda na infância, pois, segundo ela, é o momento em que as referências de negritude são consolidadas. “A criança vai se identificar com os pais, com os meios de comunicação que ela assiste, com os brinquedos, ela vai buscar referências de que ela é uma pessoa normal”, afirma a designer. 

Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ela conta que, durante a própria infância, o pouco espaço que havia para representatividade nas escolas e na televisão criou barreiras para que ela se entendesse enquanto mulher negra, dado o lugar que era atribuído às pessoas pretas. “Eu estudei em escolas públicas, e quando foi me apresentada a temática da escravidão, foi de uma forma muito fria, e foi assustador pensar que essas pessoas que passavam por situações de tortura eram pessoas como eu, e era só apresentado esse lado”, lembra.

“As pessoas só eram apresentadas de forma pejorativa, em lugares de subserviência. Pessoas negras escravizadas ou pessoas negras subservientes”, conclui.

Durante o ano de 2019, a participação em um edital de financiamento proporcionou a produção dos jogos em grande quantidade. A ideia é que o aprendizado que recebeu na universidade fosse, de algum modo, compartilhado com a própria comunidade. “Foi essa a minha ideia de levar o ‘Afro-Históricos’ como um jogo e levar às escolas também”, comenta Polianna.

Cerca de 66 escolas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) receberam caixas do jogo para serem distribuídas e trabalhadas didaticamente na composição de uma educação antirracista. Até o último ano, Polianna ainda acompanhava a entrega do material pessoalmente em alguns dos colégios.

“Tem pessoas que só querem no mês de novembro, mas tem, pra além disso, o ano todo a formação da consciência humana, tem essa questão da racialização, da cultura negra, e pra posicionar a criança no lugar dela, conhecer a cultura, conhecer a si mesmo, trazer isso pra escolas é importante”, avalia.

Ela acredita que a educação ocupa um papel fundamental na luta antirracista, como um potencializador de historicidade, ancestralidade e afirmação. “O papel da educação na luta antirracista é um papel formador. É um papel de conscientizar as crianças, as negras, as não negras, de que pessoas têm essas diferenças, essas características, mas que todas elas são importantes, todo mundo tem o seu valor”, comenta Polianna. 

Assista:

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Para ela, a união entre educação e entretenimento é peça fundamental para mover as engrenagens das desigualdades sociais. “Quando a gente alinha isso ao entretenimento torna muito melhor, porque não é só a questão da seriedade do jogo, mas também do lúdico de levar essa criança, levar esses jogadores, ao ambiente de ludicidade. Botar ele ali no círculo mágico, um lugar imaginário, onde ele se vê, onde ele se projeta como o que ele quiser ser”, explica.

“No período da infância, é muito forte esse referencial estético, referencial negro, porque as crianças estão ali formando sua identidade, então ela vai ver ali e vai tentar se identificar”, destaca.

Assista:

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Afro-Histórico

O jogo é baseado em uma disputa de cartas. São 20 opções, contendo cada uma delas a referência a uma personalidade negra, com seis atributos: estratégia, empoderamento, carisma, liderança, autonomia e força. Os atributos são avaliados através das estrelas que indicam seu valor. 

Consciência Negra: camaçariense vê nos jogos e na educação caminho para afirmação da identidade racial

O jogo de cartas tem 20 personalidades. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O jogo pode ser disputado por até quatro pessoas. Todo o baralho é dividido igualmente entre os competidores. Após a divisão, o primeiro jogador deve lançar o dado colorido sobre a mesa, e a cor sorteada será o atributo avaliado na rodada.

Os participantes devem avaliar qual personalidade tem um valor maior para aquele atributo nas cartas que possui e colocá-lo para competir; quem tiver a maior pontuação vence a rodada e pode retirar do jogo a carta. O triunfo será do jogador que primeiro eliminar todas as suas cartas da mão.

Veja como jogar:

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Projetos futuros

O jogo ‘Afro-Históricos’ foi desenvolvido sob a ideia de uma contrapartida social. Polianna acredita que o aprendizado que recebeu durante a sua graduação deve ser devolvido à sua comunidade através dos projetos em que trabalha. “Eu aprendi na faculdade, eu vou levar pra escola, da academia pra comunidade o que eu aprendi”, afirma.

Além de desenvolver o trabalho de design gráfico para Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para causas sociais, ela tem buscado novas possibilidades de mesclar o lúdico com o educacional para o desenvolvimento de novos jogos. Ainda pensando em crianças, mas dessa vez mais novas, o ‘Que som é esse?’ é o projeto ao qual Polianna tem se dedicado. “É um jogo que traz os instrumentos afro, que são usados na cultura afro, que são usados aqui no Brasil, mas que vieram de outras culturas, da cultura africana pra cá, e têm essa influência na nossa música”, conta.

Além da proposta de trabalhar um reconhecimento da intervenção da cultura afrodiaspórica na construção da própria cultura brasileira, ela tem desenvolvido o jogo de modo a incluir uma diversidade de crianças. “Trazer além dessa influência, educar as crianças com canções, mostrar ‘olha, o som desse instrumento é assim’, e também trazer de certa forma uma acessibilidade nesse jogo, com QR code, deixar acessível pra outras pessoas, surdos, com deficiência visual, tentar trazer isso tudo”, explica.

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