Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari

Entre os locais estão a Aldeia Hippie e a Capril Kadosh.

Camaçari já conta com um programa oficial de roteirização turística. Os cinco locais que formam os roteiros foram apresentados nesta terça-feira (26), durante coletiva de imprensa no Hotel Cambuci. O momento contou com a presença da secretária de Turismo, Cristiane Bacelar; da subsecretária de Turismo, Lucia Bichara, e do gestor do Sebrae na cidade, Daniel Santana.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Coletiva de imprensa no Hotel Cambuci. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Contemplando categorias como cultura, religiosidade, economia e, sobretudo as belezas naturais camaçarienses, os locais escolhidos foram a Aldeia Hippie, a comunidade quilombola Cordoaria, a Fazenda Capril Kadosh, a Casa do Mensageiro e a Companhia de Apoio Social e Cultural Espermacete. Segundo a organização, entre os critérios de escolha, o que pesou foi a atividade turística já desempenhada por esses empreendimentos.

Publicidade
banner-site-600x500
Ativa
Contan

“Nós temos a pluralidade e história da Cordoaria. Temos a Capril Kadosh, que trabalha com o laticínio de cabras e que poucas pessoas sabem que nós temos em Camaçari, em Abrantes. Lá tem como correr, lá tem animais, lá tem as cabras, o café da manhã com as visitas. O terceiro roteiro que a gente criou foi a Aldeia Hippie, de Arembepe, também fazendo um turismo de experiência, onde eles ensinam a fazer o próprio artesanato que eles produzem”, enaltece Bichara.

Em seguida, a subsecretária de Camaçari ressalta que os pontos estão prontos para serem ofertados e, assim, despontar o setor para realidades nacionais e internacionais.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

“O outro roteiro que foi contemplado é o de Dona Nildes, do Espermacete. E ainda temos a Casa do Mensageiro, que faz o turismo também de experiência com os orixás, com a comida, com o botar a mão na massa, conhecer os espaços, respeitar os espaços desses orixás dentro de um terreiro. Então, esses cinco primeiros roteiros estão prontos para serem comercializados”, garante.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Subsecretária de Turismo, Lucia Bichara. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Conforme Cristiane, nesse primeiro momento, a orla municipal ganha destaque no catálogo turístico. Entretanto, outros cinco locais na sede devem ser apresentados até o final do ano. Eles fomentarão o turismo de negócios por meio do status de cidade industrial e detentora do Polo Petroquímico. O intuito nessa temporada de estreia é fomentar a ideia de que “a porta de entrada para a melhoria das pessoas é o turismo”.

Na ocasião, Daniel também reforçou que, durante a pandemia da Covid-19, Camaçari foi o primeiro município da região metropolitana a retornar com trabalhos de fortalecimento das micro e pequenas empresas que atuam no segmento, através do projeto empresarial intitulado Retoma Camaçari, parceria entre o Sebrae e a gestão municipal.

Outro ponto abordado foi o sentimento de pertencimento e a validação territorial. Cristiane reforçou que esse programa turístico é também uma maneira de ampliar a divulgação do mapa da cidade, principalmente quando se fala de orla. Na ocasião, a secretária citou como exemplo Guarajuba, que está no litoral norte da Bahia e tantas vezes é citada somente dessa maneira, excluindo a informação de que a referida região integra a orla de Camaçari.

Aldeia Hippie

O povoado, habitado por crianças, jovens e adultos, utiliza a produção de artesanatos como fonte de sobrevivência desde o final dos anos 60. A comunidade alternativa é uma das poucas que ainda preservam a cultura viva no Brasil. Por lá, existe a opção de se banhar no Rio Capivara e, após alguns minutos de caminhada, encontrar as águas salgadas que formam a praia de Arembepe.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Foto: Camila São José/Destaque1

O local já recebeu algumas personalidades artísticas, como Caetano Veloso, os inesquecíveis Tim Maia, Gal Costa e Rita Lee, bem como Gilberto Gil e o músico internacional Mick Jagger, do The Rolling Stones.

O cenário ainda apresenta cabanas rústicas feitas com pedras e cobertas com taipa, além de piscinas naturais formadas pelos recifes naturais da bela praia.

Capril Kadosh

A Capril Kadosh é um empreendimento de economia familiar que atua no comércio de laticínios em Camaçari e promove a caprinocultura em regiões como Terra Maior, Coqueiro de Arembepe e Barra de Pojuca. A fábrica está instalada em Maracaiubas, distrito de Vila de Abrantes.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Foto: Reprodução

Entre os produtos produzidos estão o leite e o queijo de cabra, e também os saborosos iogurtes artesanais. Fundada por Antônio Roque, o local é aberto para visitação e fomenta o turismo rural com atividades diversificadas e degustação de produtos. Para conhecer mais sobre a empresa, basta acessar a página oficial do Instagram @caprilkadosh.

Cordoaria

O Quilombo Cordoaria foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. Por lá, os visitantes podem contemplar algumas manifestações culturais, como o samba de roda, a capoeira e as Trilhas Griô.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Foto: Reprodução

A territorialidade da região aflora em consonância com a defesa e o resgate das tradições, fortalecendo, inclusive, vínculos comunitários por meio da afirmação da identidade étnica. É o modo de vida rural em constante interação com o urbano e metropolitano.

Espermacete

A companhia, que tem o comando da Mestra Nildes Bonfim, de 62 anos, encanta o público com alegria, samba de roda e um verdadeiro passeio pela ancestralidade.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Mestra Nildes Bonfim. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O grupo de samba de roda, por exemplo, nasceu em 1900, através do avô de Nildes. Presentemente, ele é composto por 25 membros, entre crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade, conforme contou a atual matriarca ao Destaque1. A matéria especial na íntegra pode ser conferida através deste link aqui.

Casa do Mensageiro

A visita à Casa do Mensageiro leva a contemplação e valorização da ancestralidade negra, da resistência e do candomblé. Para quem busca aprimorar conhecimentos e recarregar a bagagem intelectual, a visita ao local é indispensável.

Turismo: programa de roteirização apresenta cinco destinos para serem visitados em Camaçari
Foto: Reproducão Instagram Mãe Lara de Oxum

O terreiro está situado à margem do Rio Pojuca, praticamente interligado à reserva de Sapiranga.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Salvador

Evento gratuito ‘Tabuleiro da Dança’ movimenta Caixa Cultural a partir desta quarta

Oportunidade

Simm oferece 100 vagas de emprego em Salvador para esta terça

Salvador

Funceb oferece oficinas de teatro, canto, artes circenses, vivências percussivas e capoeira

Saúde

Especialistas debatem PreP e estratégias de combates contra HIV/Aids em Salvador

Esporte

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

Segurança

Homem é preso após furto em loja em Dias d’Ávila

Mais lidas

Unigel - Foto3 - Patrick Abreu - Destaque1

Após recuo, Unigel sela acordo com Petrobras para reabrir fábrica em Camaçari

4ª DH Entrega da 18ª Delegacia e DEAM

Polícia identifica adolescente assassinado a tiros na Avenida Concêntrica

ciat sedec emprego oficina camaçari oportunidade

Ciat tem vagas de emprego para serralheiro e eletricista em Camaçari; veja lista

IEL-Bahia-Foto-Silvio-Tito-Sistema-Fieb

IEL Bahia tem vagas de estágio para Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas

byd foto Matheus LandimGOVBA

Secretário do Trabalho garante que mantém diálogo com BYD para contratação de mão de obra local

Últimas

espetáculo Baile_Cia. Baile_Foto

Evento gratuito 'Tabuleiro da Dança' movimenta Caixa Cultural a partir desta quarta

Inauguração_nova_sede_do_Simm__Fotos__Valter_Pontes__Secom_PMS (8)

Simm oferece 100 vagas de emprego em Salvador para esta terça

Cursos-de-Verão-Funceb-Foto-Lucas-Malkut

Funceb oferece oficinas de teatro, canto, artes circenses, vivências percussivas e capoeira

Sindmetro pede 15 dias para Avanço Transportes regularizar pagamentos e manutenção de ônibus

Luiz Inacio lula da silva presidente da republica brasil

"Escalada de conquistas sociais no Brasil", celebra Lula sobre crescimento de renda e queda da desigualdade

PrEP-Foto-Shutterstock

Especialistas debatem PreP e estratégias de combates contra HIV/Aids em Salvador

 Profimedia

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira

Acom Pm

Homem é preso após furto em loja em Dias d'Ávila

Tempo - Clima - Chuva - Foto3 - Patrick Abreu - Destaque1

Após trégua, Camaçari pode ter mais uma semana chuvosa

fernando_collor_-_jefferson_rudy_-_agencia_senado

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

maternidade-ufba-imagem-street-view

Maternidade da Ufba oferta 395 vagas para exames e consultas gratuitas no próximo sábado

Sinebahia sac camaçari emprego vagas

SineBahia tem vagas de emprego em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

UESB - Street View

Uesb abre 265 vagas para ingresso através de diploma

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Inep divulga resultado dos pedidos de isenção do Enem 2025

lula-china-foto-ricardo-stuckert

China ampliará em R$ 27 bilhões investimentos no Brasil, anuncia Lula

Após um ano de pausa, Salvador Fest anuncia 17ª edição para setembro

Por_Jefferson-Machado_Calcinha-Preta_-Parque-de-Exposicoes-9

Salvador Norte Shopping recebe show gratuito de Calcinha Preta nesta terça

byd foto Matheus LandimGOVBA

Secretário do Trabalho garante que mantém diálogo com BYD para contratação de mão de obra local

Olodum-Foto-Maxuel

Olodum comemora Dia da África com ensaio especial

Lauro-de-Freitas-funda-APAE-Foto-Jean Vitor

Lauro de Freitas funda primeira Apae do município