Nesta segunda-feira (15) a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir) realizou o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em Lauro de Freitas. O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para solicitar a carteirinha, os pais ou responsáveis devem comparecer a sede da pasta, situada no Shopping Passeio Norte, na Estrada do Coco, das 8h às 14h. No momento do cadastro é necessário apresentar relatório médico com CID; comprovante de residência; documentos pessoais da pessoa portadora com TEA e de seu responsável ou cuidador legal, além de uma foto 3×4.
“É com grande alegria que estamos iniciando a emissão do Ciptea. É um compromisso nosso com a população. Estamos efetivando as políticas públicas necessárias. É mais um trabalho árduo e importante. Vamos continuar trabalhando juntos em prol dos avanços e garantias dos direitos das pessoas com TEA”, afirma a titular da Sepadhir, Deize Marize.
Já a mãe atípica do pequeno Arthur de 4 anos, Fernanda Paranhos, define a chegada do benefício como um avanço na cidade.
“Sem dúvidas é um avanço. É uma construção. Espero que Lauro de Freitas, a partir disso, se dedique cada vez mais para o desenvolvimento de outras políticas públicas para atender as pessoas do espectro”, avalia Paranhos, que é integrante do grupo municipal Mamãe Ativa no TEA.