A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) repudiou, por meio de nota, as declarações do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista à rádio Metrópole, na última segunda-feira (11). Na ocasião, o ex-governador disse que o funcionalismo público “tem tendência à inércia” e precisa de “uma fungada no cangote” para ter “mais agilidade” e mais “eficiência”.
“Há uma tendência a inércia grande, em geral, no serviço público. Tem uma velha frase: ‘não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje’. Então, às vezes, se você deixar solto, pessoal ‘deixe para semana que vem, não tem necessidade de fazer agora, ou deixe para amanhã’. Na verdade, é preciso fazer hoje e não amanhã. Porque o povo precisa é hoje. Digo sempre que quem é prefeito, governador, presidente da República tem que pisar no calcanhar, fungar no cangote para as coisas andarem”, disse o ministro em entrevista.
Em nota, a Fetrab afirmou que é inadmissível que um ex-sindicalista faça declarações tão desrespeitosas em relação ao funcionalismo público brasileiro. A entidade exigiu ainda que o ministro Rui Costa peça desculpas aos servidores do país e reavalie os conceitos sobre o serviço público e o funcionamento da máquina estatal.
“As declarações de Rui Costa demonstram a forma de fazer política do ex-governador da Bahia marcada pelo despotismo e total ausência de diálogo com os sindicatos e entidades da sociedade civil de uma forma geral”, registrou a entidade.





