Saúde
Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em unidades de saúde
Pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 e seus acompanhantes devem manter o uso de máscaras.
Publicado
em
Por
RedaçãoSeguindo comunicado oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) informa que está desobrigado o uso de máscaras em unidades de saúde de saúde.
A obrigatoriedade do uso de máscara se mantém para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e seus acompanhantes, além de pacientes que tiveram contato próximo com o caso confirmado da doença. Nesta situação, também estão inclusos os profissionais que fazem a triagem de pacientes nos serviços e prestem atendimentos em áreas de internação de pacientes.
Sendo assim, pacientes sem sintomas respiratórios e seus acompanhantes, não estão mais obrigados a usar máscaras em serviços de saúde, mas poderão optar pelo seu uso, caso queira, considerando os riscos individuais.
Com o intuito de reduzir o risco de propagação de doenças respiratórias, segue sendo recomendado que os trabalhadores dos serviços de saúde mantenham a frequente higienização das mãos, a distância de pelo menos um metro de outras pessoas e a não aglomeração em áreas coletivas, locais de descanso, refeição, locais de registro de frequência, entre outros.
Serviços específicos
Nos serviços de diálise de pacientes ambulatoriais, a máscara deve ser usada por profissionais, sempre que houver necessidade, considerando as precauções padrão e as precauções específicas. Pacientes com sintomas respiratórios devem ser orientados a utilizar máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do serviço.
Todos os profissionais de saúde bucal deverão fazer uso completo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a assistência direta ao paciente.
Os serviços que realizam procedimentos cirúrgicos deverão retomar suas agendas normais, eliminando a agenda exclusiva de cirurgias prioritárias.
Serviços de cirurgia e endoscopia deverão manter a realização de triagem de sintomáticos respiratórios ou realizar exame antígeno.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Instituto Butantan solicita registro de vacina contra dengue à Anvisa
-
Em nota, Safira nega atraso de salário e benefícios aos motoristas de ônibus em Camaçari
-
Nova UPA dos Phocs será entregue nesta sexta
-
Algarobas e Sítio Verde sediarão Sesau Fila Zero Itinerante nesta quinta e sexta
-
Sesau apresenta balanço do segundo quadrimestre do ano na segunda
-
Nova sede da USF Nova Aliança será inaugurada nesta quarta