Lauro de Freitas
Terreiro celebra centenário de Mãe Mirinha de Portão com programação ampla ao longo do ano
O espaço é considerado um dos principais atrativos do afroturismo religioso na região metropolitana.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Terreiro São Jorge Filho da Gomeia é considerado um dos principais atrativos do afroturismo religioso na região metropolitana. Situado no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, o espaço abriga um museu comunitário e desenvolve distintas ações de grupos culturais, bem como atividades sociais. Conforme a mãe de santo Mameto Kamurici, que atualmente comanda a casa, em celebração aos 100 anos de Mãe Mirinha de Portão, ialorixá fundadora do templo, o local terá atividades o ano todo.
“Estamos abrindo as comemorações, que vão acontecer o ano todo, para manter vivo o espírito da Mãe Mirinha, que contribuiu tanto para a nossa comunidade”, explica a líder religiosa.
A ialorixá homenageada faleceu em 1989, aos 65 anos. Ainda segundo Mameto, na programação, que foi aberta no último fim de semana e conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), serão realizados seminário sobre cultura afro-brasileira, apresentações de capoeira, cânticos e roda de conversas.
“Apoiamos eventos ligados à ancestralidade do povo baiano, por meio do projeto Agô Bahia, que desenvolve ações para o incremento do afroturismo, sendo a história desse terreiro de Portão uma de suas maiores expressões”, garante o assessor técnico da Setur-BA, Paulo Sobrinho.
Centenário
Altamira Maria Conceição Souza, popularmente conhecida como Mãe Mirinha de Portão, nasceu em 21 de dezembro de 1924 e foi iniciada no candomblé por Joãozinho da Gomeia.
Em 1948, ela fundou o Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, tombado como Patrimônio Cultural da Bahia. O templo se transformou em ponto de visitação, atraindo brasileiros e estrangeiros.
“Recebemos todos os anos, em média, 50 grupos de estudantes dos Estados Unidos e da Europa, interessados em nossas tradições, além de alunos de escolas de várias partes da Bahia e do Brasil. Com exceção dos espaços sagrados, liberamos o restante para a visitação desses grupos”, relata Cláudia Santos, uma das responsáveis pelas atividades no terreiro.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Rodoviários Metropolitanos anunciam greve por tempo indeterminado
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas
-
Férias: brinquedo inflável da Turma da Mônica chega ao Parque Shopping Bahia
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta terça
-
Senai Bahia oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de Jovem Aprendiz
-
Após saída de Mirela Macedo da Secretaria de Saúde, Elba Brito assume pasta