Fique conectado conosco
BNI_AMARELO_728x90_SAIBA-COMO-PARTICIPAR
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_

Entrevistas

Reforço na segurança: com efetivo de 120 policiais, Camaçari sediará novo Esquadrão de Motocicletas da RMS

Ao Destaque1, o comandante Capitão Lucas Dã falou sobre a criação da sede e principais atividades.

Daniela Oliveira

Publicado

em

capitão PM Lucas Dã, comandante do Esquadrão de Motociclistas da RMS
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Receba notícias no Telegram WhatsApp

A partir do mês de maio, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) terá um novo reforço na segurança pública com a atuação do policiamento do Esquadrão de Motocicletas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) em Camaçari. Instalada no aquartelamento do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) da cidade, a nova sede da unidade, que está em fase de conclusão, terá uma estrutura moderna e contará com um efetivo de 120 policiais equipados com 40 motocicletas on off road (motos de trilhas). O equipamento deve ser inaugurado em breve.

Esse será o quarto esquadrão criado na Bahia, supervisionado pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) liderado pelo Coronel PM Guerra e comandado pelo Capitão PM Lucas Dã Santana Barreto.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Capitão PM Lucas Dã, comandante do Esquadrão de Motocicletas da RMS

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Aspirante a oficial desde 2006, o Capitão PM Lucas Dã acumula diversas experiências profissionais, graduações e especializações. Ele é formado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar, Direito pela Universidade Católica de Salvador e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Salvador, com especialização subsequente em Gestão de Projetos de Arquitetura. Além das formações, o oficial possui na grade curricular cursos de capacitação técnica, incluindo o Curso de Motociclista Militar – Escolta e Segurança e um estágio de Segurança e Proteção de Autoridades pelo Exército Brasileiro.

Reforço na segurança: com efetivo de 120 policiais, Camaçari sediará novo Esquadrão de Motocicletas da RMS

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ele também é coautor do Manual do Motociclista da Polícia Militar da Bahia, junto com o Tenente Coronel PM Ricardo Passos Conceição, que reúne técnicas e táticas para o policiamento motociclístico, consolidando a doutrina da atividade policial sobre duas rodas.

capitão PM Lucas Dã, comandante do Esquadrão de Motociclistas da RMS

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O Capitão PM Lucas Dã também acumula experiências profissionais. Dentre elas, por quase sete anos prestou serviço ao Esquadrão de Motociclistas Águia em Salvador. Atuou como subcomandante da 12ª CIPM do Rio Vermelho e da Operação Ronda Escolar, e trabalhou cerca de três anos na Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, ele concluiu o curso de especialização em Segurança Pública, no qual foi o primeiro colocado e condecorado pelo governador do estado com a medalha General Dionísio Cerqueira Ferreira.

Em entrevista concedida ao Destaque1, o Capitão Lucas Dã explanou como será a atuação do esquadrão, que equivale a uma companhia independente, no município e demais cidades da Região Metropolitana de Salvador.

Confira a entrevista:

Destaque1: Poderia falar sobre a origem e a principal motivação da criação do Esquadrão de Motocicletas em Camaçari?

Capitão Lucas Dã: Nossa unidade é uma unidade que a gente chama, dentro da polícia, de unidade especializada. Existem as companhias, os batalhões, que são responsáveis territorialmente, tem a responsabilidade por aquele território, como Camaçari tem o 12º Batalhão, tem a 59ª CIPM, que pega uma parte da orla de Camaçari. E a gente [esquadrão] foi criado para atender o policiamento com motocicletas, como se fosse uma suplementação, reforço de policiamento dentro da atividade de motocicletas. A gente sabe que, principalmente na atualidade, pessoas/criminosos utilizam a motocicleta para a realização de delitos, por isso a ideia de se trazer aqui para a região metropolitana o policiamento com motocicletas. Dadas as características desse veículo, um veículo muito mais ágil, facilidade de deslocamento, tempo/resposta mais eficiente, então isso facilita muito para que a gente possa ter maior eficiência e prevenir, e também reprimir crimes.

D1: Qual o principal objetivo do novo esquadrão para a segurança pública e quais os critérios adotados para Camaçari ter sido escolhida para sediar a unidade?

Confira:

YouTube video

D1: Entre as atividades atribuídas ao Esquadrão de Motocicletas, quais serão desenvolvidas no município e como irá funcionar?

C.L.D.: Além do motopatrulhamento nas ruas, o Esquadrão de Motocicletas também desenvolve atividades de policiamento de trânsito, através de fiscalização de trânsito, e também temos a responsabilidade por lei de fazer a atividade de escolta e segurança. O que são essas atividades de escoltas? Escoltar autoridades, chefes de Estado, fazemos escolta também de produtos sensíveis, dinheiro, produtos químicos. Basicamente a gente faz essa três atividades: policiamento de trânsito, motopatrulhamento e atividades de escolta e segurança.

D1: Atuando junto com o 12º BPM, quais estratégias serão adotadas pelo esquadrão para superar os altos índices de violência em Camaçari e nas demais cidades da região metropolitana?

Veja:

YouTube video

D1: O esquadrão terá um efetivo de quantos policiais e quantas motocicletas? E qual preparo/curso/especialização os agentes precisam ter para compor a equipe?

C.L.D.: A nossa ideia é que a gente consiga em torno de 120 policiais, nesse novo esquadrão, um efetivo inicial, ainda está formando. Por se tratar de uma tropa especializada na atividade de moto, o policial, além de todo o conhecimento que ele adquire no curso de formação, ele precisa passar por um curso específico de atividade com motocicletas, então os policiais que vão ingressar na nossa unidade passam por uma entrevista, a gente observa se ele tem o perfil, se eles são habilitados para a condução de motocicletas. Depois disso, eles vão fazer uma capacitação voltada para o policiamento com motocicletas.

D1: Como será a atuação da atividade de policiamento de motocicletas no município? E a distribuição do efetivo?

C.L.D.: De linhas gerais, a atividade de motocicleta, ela é predominantemente diurna, até pelos riscos, por causa da vulnerabilidade. A nossa doutrina regulamentada vai atuar, em linhas gerais, durante o dia, mas em casos específicos e pontuais também atuaremos à noite, quando houver a necessidade. Nós teremos o serviço acontecendo durante sete dias da semana, vai ser um serviço contínuo.

D1: Além do auxílio do sistema de reconhecimento facial da SSP, o esquadrão contará com outras tecnologias e equipamentos novos para garantir uma atuação mais eficiente e segura?

Assista:

YouTube video

D1: Qual a quantidade e os modelos da motocicletas que serão utilizadas pelo esquadrão para o patrulhamento?

C.L.D.: Inicialmente serão utilizadas 40 motocicletas. São o que a gente chama de motocicletas on off road, são aquelas motos vulgarmente conhecidas “de trilhas”. Por que esse tipo de motocicletas? Para que a gente possa realizar tanto o patrulhamento nas vias urbanas quanto na vias rurais. A gente sabe que aqui na região metropolitana tem uma predominância muito grande de localidades rurais, então a gente adquiriu esse tipo de motocicletas, pra justamente estar fazendo esse tipo de policiamento em locais rurais.

D1: Quanto ao trabalho e resultados, o que a população pode esperar da atuação do novo esquadrão em Camaçari e na RMS para os próximos meses?

Assista:

YouTube video

D1: De que forma a população pode contribuir com o trabalho do esquadrão no município, denunciando possíveis delitos?

C.L.D.: Existe o Disque Denúncia da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, que pode acessar pelo próprio site ssp.ba.gov.br, que lá existe um campo para denúncias [acesse aqui], onde, inclusive, é resguardada e mantida em sigilo a identidade da pessoa que utiliza a ferramenta.

D1: E para finalizar, gostaria que deixasse uma mensagem para a população de Camaçari e toda a região metropolitana sobre a importância do novo esquadrão para a segurança pública, na perspectiva de acalentar o anseio da população por segurança, principalmente aqui no município.

Confira:

YouTube video

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Prefeitura divulga resultado final do concurso público
Camaçari 21 de maio às 15:54

Prefeitura divulga resultado final do concurso público

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será tema de sessão especial na Câmara de Camaçari
Política 21 de maio às 15:52

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será tema de sessão especial na Câmara de Camaçari

Especializado em empreendedorismo, Melque Dourado comanda evento Escala Empresarial
Salvador 21 de maio às 15:35

Especializado em empreendedorismo, Melque Dourado comanda evento Escala Empresarial

Câmara de Candeias abre edital para 59 vagas; inscrições começam nesta quarta
Oportunidade 21 de maio às 15:30

Câmara de Candeias abre edital para 59 vagas; inscrições começam nesta quarta

Boulevard Shopping Camaçari recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais
Geral 21 de maio às 15:27

Boulevard Shopping Camaçari recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais

"Toma vergonha e faz o seu papel", brada Tagner sobre fila de 129 mil procedimentos não marcados pela Sesau
Camaçari 21 de maio às 15:14

“Toma vergonha e faz o seu papel”, brada Tagner sobre fila de 129 mil procedimentos não marcados pela Sesau

Relatório expõe 129 mil procedimentos não agendados pela Sesau de Camaçari
Saúde 21 de maio às 14:55

Relatório expõe 129 mil procedimentos não agendados pela Sesau de Camaçari

Com destaque para a tríplice viral, Bahia tem aumento na cobertura vacinal do calendário infantil
Brasil 21 de maio às 14:48

Com destaque para a tríplice viral, Bahia tem aumento na cobertura vacinal do calendário infantil

Mostra de arte indígena 'Nhe´ ẽ Se' chega à Caixa Cultural Salvador
Cultura e Entretenimento 21 de maio às 14:24

Mostra de arte indígena ‘Nhe´ ẽ Se’ chega à Caixa Cultural Salvador

Equipe de estudantes do Ifba Camaçari é selecionada para o Power4Girls
Educação 21 de maio às 14:17

Equipe de estudantes do Ifba Camaçari é selecionada para o Power4Girls

Câmara aprova concessão do título de cidadão camaçariense a Davi Brito
Política 21 de maio às 12:10

Câmara aprova concessão do título de cidadão camaçariense a Davi Brito

Novo Odontomóvel inicia atendimentos em Mata de São João a partir desta quinta
Saúde 21 de maio às 11:58

Novo Odontomóvel inicia atendimentos em Mata de São João a partir desta quinta

Grupo SH Brasil abre processo seletivo para estágio em Camaçari
Oportunidade 21 de maio às 11:47

Grupo SH Brasil abre processo seletivo para estágio em Camaçari

Feira de Empreendedores Colaborativa reúne marcas e atrações musicais em clima junino no Farol da Barra
Cultura e Entretenimento 21 de maio às 11:01

Feira de Empreendedores Colaborativa reúne marcas e atrações musicais em clima junino no Farol da Barra

ISSM presta contas do ano de 2023 em audiência pública na próxima sexta
Camaçari 21 de maio às 10:38

ISSM presta contas do ano de 2023 em audiência pública na próxima sexta

Semana Minha Casa, Minha Vida terá feirão de imóveis com descontos de até R$ 55 mil em Salvador e RMS
Camaçari 21 de maio às 10:33

Semana Minha Casa, Minha Vida terá feirão de imóveis com descontos de até R$ 55 mil em Salvador e RMS

Parque Maré Alta é nova atração infantil do Shopping Paralela
Cultura e Entretenimento 21 de maio às 10:21

Parque Maré Alta é nova atração infantil do Shopping Paralela

Teatro Alberto Martins recebe versatilidade do Camaça Street Festival no sábado
Cultura e Entretenimento 21 de maio às 10:02

Teatro Alberto Martins recebe versatilidade do Camaça Street Festival no sábado

Terceira edição do Presente Coletivo das Yabás acontece sábado em Camaçari
Cultura e Entretenimento 21 de maio às 9:57

Terceira edição do Presente Coletivo das Yabás acontece sábado em Camaçari

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 37 milhões nesta terça
Brasil 21 de maio às 9:07

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 37 milhões nesta terça

Camaforró: Limpec publica edital para catadores de recicláveis que desejam atuar no evento
Últimas 21 de maio às 9:03

Camaforró: Limpec publica edital para catadores de recicláveis que desejam atuar no evento

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de maio nesta terça
Brasil 21 de maio às 8:35

Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de maio nesta terça

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.