A turma da “Filhas de Mahin”, formada por quatro estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), do campus Camaçari, foi selecionada para o programa de formação “Power4Girls – Empower to Lead!”. A iniciativa tem o intuito de elevar o potencial de jovens meninas líderes, convertendo suas aspirações em ação. Das 215 equipes inscritas, as camaçarienses ficaram entre as 20 escolhidas.
O grupo, que é formado por Adriely Almeida Pereira, Ana Vitória Alves de Sousa, Maize Costa da Silva e Alana Sales da Silva, conta com a orientação da professora de Química do instituto, Verônica Maciel Bispo. As meninas estão no 3º ano do curso técnico em Informática e apresentaram o projeto “SusEcos”, um aplicativo que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar objetos e suas características.
Na prática, após colocar o item diante da câmera, o aplicativo descreve ao usuário como o material pode ser reutilizado ou a forma correta de descartá-lo, promovendo a sustentabilidade. O app conta, ainda, com um jogo interativo que ensina a resgatar, reutilizar e cuidar dos materiais e da natureza. A intenção é que o aplicativo possa servir de forma didática em aulas práticas e de pesquisa, para todos os níveis de ensino. Vale destacar que nesta edição a temática abordada pelo programa é “Economia Circular e Sustentabilidade”.
No processo de criação, as alunas pautaram dados preocupantes a respeito do descarte de resíduos no país e sobre o aquecimento global. A intenção da turma é que sejam reduzidos os impactos negativos no meio ambiente, através do reaproveitamento.
Power4Girls
O programa oferece um currículo abrangente que inclui workshops, mentorias, projetos práticos e atividades de networking, todos desenhados para fomentar a liderança, criatividade e habilidades de resolução de problemas. Com a aprovação, a equipe contará com aulas especiais, palestras e oficinas sobre diversos assuntos, tutoria de mentores e especialistas.
No fim de novembro, as “Filhas de Mahin” desembarcam em Brasília para participar de uma feira de inovação focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, oficinas complementares, apresentações em formato de pitch (direto e curto) do trabalho final, entrega de certificados e a conclusão do programa. O encontro presencial incluirá a avaliação final do Power4Girls, com entrega de prêmios.
O “Power4Girls – Empower to Lead!” é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos (EUA) no Brasil e atua em parceria com o Instituto Gloria, além do apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Veja abaixo os 20 projetos contemplados:
- EcoMats – tatame sustentável (equipe do Ifal em Satuba, Alagoas)
- FiltraVerde Mulheres – filtro ecológico para dessalinização na Amazônia (equipe do Ifap em Macapá, Amapá)
- Filhas de Mahin – SusEcos (equipe do Ifba em Camaçari, Bahia)
- AcroMarias – AgroPalmer (equipe do IFCE em Maracanaú, Ceará)
- Esquadrão Sustentável – latas circulares (equipe do Ifes em Linhares, Espírito Santo)
- Meninas do Futuro: Sustentabilidade em Ação – Revolução PET: Meninas Transformando Tampas em Tesouros (equipe da Escola Sesi/Senai em Itumbiara, Goiás)
- Minas de Minas (equipe do IFMG de Governador Valadares, Minas Gerais)
- Iemanas Power Girls – economia circular com semáforo inteligente sustentável (equipe do Iema-Itaqui-Bacanga em São Luís, Maranhão)
- Filhas da Mistura – “citrus” fechado: valorização do resíduo sólido na cadeia produtiva do suco de laranja (equipe IFMG em Governador Valadares, Minas Gerais)
- SustainTeam – cascas de castanha-de-caju: uma alternativa sustentável para energia solar (equipe do Etre Professor Paulo Freire em Carnaíba, Pernambuco)
- GreenCiclo – reciclagem de resíduos (equipe do IFPR em Pinhais, Paraná)
- Dream Girls – cosméticos sólidos (equipe do IFRJ no Rio de Janeiro)
- Organic Shield – Sfruit: uma alternativa sustentável e de baixo custo para retardar o processo de amadurecimento de frutas (equipe do IFRN em Apodi, Rio Grande do Norte)
- SirenSat (equipe do IFRN em Parnamirim, Rio Grande do Norte)
- Eletrizadas – Ecotrash (equipe IFRR de Boa Vista, Roraima)
- Alquimigirls – reciclagem de conchas de ostras e polímeros para produção de placas alternativas ao mármore (equipe do IFSC de Florianopólis, Santa Catarina)
- Equipe Mary Keller – miniturbina eólica vertical com células fotovoltaicas feita com material reutilizado (equipe do IFSC de Chapecó, Santa Catarina)
- The Orange Girls – embalagens inteligentes via óleo de laranja (equipe da Escola Sesi 346 de Ribeirão Preto, São Paulo)
- As 4 ligantes – e-lixo: extração de metais presentes em celulares afim de diminuir o lixo eletrônico melhorando o meio ambiente e a saúde humana (equipe do Etec Professor Dr. José Dagnoni de Santa Bárbara dOeste, São Paulo)
- Cepin Girls – do Maker ao Adubo, transformando retalhos de MDF em adubo para hortas escolares (equipe do IFSP em Campinas, São Paulo)