Fiquem conectados conosco

Entrevistas

“Não quero ser vereador de bairro, vou ser vereador da cidade inteira”, declara Tagner

O político foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 1.369 votos.

Melissa Duarte

Publicado

-

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Em continuidade à série de entrevistas especiais com os novos vereadores de Camaçari, o Destaque1 apresenta nesta quarta-feira (9) o perfil de Tagner Cerqueira, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 1.369 votos.

Tagner Oliveira Cerqueira, 33 anos, nasceu em Feira de Santana e, com poucos dias de vida, mudou-se para a Gleba C, em Camaçari. Cursou o ensino médio no Colégio Polivalente, lugar que, segundo ele, foi responsável por incentivar sua paixão por política. O vereador liderava movimentos, gincanas e também atuava como líder do grêmio estudantil. Ele também foi estagiário no Fórum Clemente Mariani e na Câmara Municipal. 

Tagner Cerqueira. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Tagner sempre atuou nos bastidores da política, sendo assessor de vereadores e organizador de candidaturas e mandatos. Neste ano, decidiu disputar uma vaga na Câmara, elegendo-se de primeira pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Formou-se em Direito pela Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec) e ocupou o cargo de gestor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED). O petista se define como uma pessoa que sempre está à disposição de Camaçari.

Segundo o político, é de extrema importância que a Câmara seja mais acessível para a população. Dessa forma, ele pretende implantar o projeto Câmara Itinerante, a fim de permitir uma maior participação da população no âmbito político. Dentre outras bandeiras que serão defendidas em seu mandato, ele destaca a criação da Cidade Inteligente, que consiste em um aplicativo voltado para a efetivação de denúncias simples, como queda de árvores e bueiros entupidos.

Confira a entrevista:

D1 – Quem é Tagner Cerqueira?

Tagner Cerqueira – Tagner é um morador da cidade que vive no bairro da Gleba C há 33 anos. Estudei nas escolas do bairro, depois fui estudar no Polivalente. Sempre fui envolvido na militância política, sempre fui inquieto, gostava de liderar movimentos de gincana e fui líder do grêmio estudantil. Fui estagiário no Fórum de Camaçari e, de lá, fui ser estagiário na Câmara e estudante do curso de Direito pela Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec). Já fui assessor de vereadores e depois ocupei o cargo de gestor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED). Sou essa pessoa que sempre se coloca à disposição de Camaçari, sempre participei das lutas partidárias e sociais da cidade.

D1 – Como decidiu fazer parte do cenário político?

Tagner Cerqueira – Eu sempre gostei de militar na política, desde pequeno eu era envolvido na política, apoiando os candidatos dos meus pais, na brincadeira mesmo. Na escola, era bastante envolvido com discussões políticas, sempre carreguei desde pequeno essa vontade da política e, quando fui crescendo, fui amadurecendo essa ideia. No grêmio da escola eu fui convidado a me filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, a partir daí, eu passei a aprender muito, mas sempre atuei nos bastidores ajudando a organizar candidaturas e mandatos. Este ano eu fui à frente e coloquei meu nome para disputar a vaga na Câmara.

Tagner Cerqueira. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

D1 – Quais são os principais projetos que o senhor pretende levar para a Câmara?

Ouça:

 

D1 – Qual o perfil esperado pelo senhor para o próximo presidente da Câmara? Já possui algum nome em mente?

Tagner Cerqueira – Na verdade a bancada de oposição ainda não se reuniu. Nós esperamos que o próximo presidente ou presidenta, afinal temos duas mulheres na disputa, seja transparente e ajude a melhorar a imagem da Câmara e tenha a visão de que o poder legislativo precisa dar um salto de qualidade; isso vai depender muito de quem vai gerir a casa. O presidente será o gerente de 21 vereadores e tem que ter em mente que a atual legislatura passa por um processo de desgaste e precisa trabalhar muito o processo de pensar uma nova Câmara que seja atuante.

D1 – Como o senhor avalia o cenário federal, estadual e municipal?

Tagner Cerqueira – O governo federal é um desastre total, temos acompanhado as notícias todos os dias e o presidente continua no palanque eleitoral e a gente não viu nada de evolução no Brasil; pelo contrário, temos retrocesso na educação, na cultura, na saúde, entre outros, considero um governo de retrocesso. No governo estadual, o governador Rui Costa continua na frente da gestão, é considerado na opinião pública o melhor governador que o Brasil tem, é um gestor eficiente. O governo do estado continua inaugurando obras, pagando salários em dia e mantendo a máquina funcionando; o Rui Costa é um estadista de fato, um grande gestor. No governo municipal foram quatro anos da gestão do prefeito Elinaldo e não conseguimos fazer um balanço positivo. Qual foi a grande obra que o prefeito entregou nos últimos quatro anos? Não avalio de forma positiva porque o transporte não existe na cidade hoje, a saúde enfrenta diversas dificuldades, temos apenas uma única UPA funcionando na sede e uma na orla; não é uma avaliação positiva porque não teve nenhuma grande entrega da gestão para o município. 

Tagner Cerqueira. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

D1 – Como fazer parte da bancada de oposição irá influenciar em seu mandato?

Assista

D1 – Deixe uma mensagem para seus eleitores, e também para aqueles que ainda não te conhecem.

Tagner Cerqueira – Eu quero agradecer as pessoas que confiaram o voto a mim, que no dia 15 de novembro votaram com esperança de ter a Câmara renovada e um mandato diferenciado. Quero dizer ao povo de Camaçari que o nosso mandato é para ser o mandato de todos nós. Eu não quero ser um vereador de bairro, vou ser vereador da cidade inteira; sou vereador tanto da Tiririca quanto da Gleba C, sou vereador da Gleba E, mas sou da Cordoaria também, sou de toda a cidade. O povo pode nos chamar, já estou exercendo o mandato antes de tomar a posse, me coloquei a isso, gosto do que faço, estarei sempre perto do povo e não abro mão.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.