Segurança
Mortes violentas têm redução de 14,3% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024
Os dados são resultado da ampliação das ações ostensivas e de inteligência da SSP.
Publicado
em
Por
RedaçãoEm coletiva de balanço do bimestre, realizada na quarta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) apresentou os resultados da ampliação das ações ostensivas e de inteligência, neste ano, pelas Forças de Segurança da Bahia. Nos dois primeiros meses de 2024, a pasta registrou uma redução de 14,3% das mortes violentas, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso quer dizer que 124 casos a menos foram computados em todo o estado.
Entre janeiro e fevereiro, foram registradas diminuições de 13,2% dos homicídios, de 53,8% das lesões dolosas seguidas de morte e de 29,4% dos latrocínios (roubo seguido de morte). O índice de feminicídio também registrou queda de 23,1%.
Para o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, a divulgação dos dados é uma prestação de contas que a SSP deve fazer à sociedade de todo o investimento que vem sendo feito pelo governo, tanto nos recursos humanos quanto nos recursos materiais. “Esses números são o resultado direto da integração, do uso da inteligência e dos investimentos. Se a gente apreende mais armas, se a gente faz mais prisões, se a gente consegue incrementar a apreensão de drogas, consequentemente, há uma relação direta com a redução nos índices principais de criminalidade, que são os crimes contra a vida, os crimes contra o patrimônio, roubos, furtos a veículos, a coletivos, feminicídio, todos esses dados que a gente enxerga”, diz ele.
Houve, ainda, aumento nos números de inquéritos instaurados e remetidos, conforme ressaltou a delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito. “Tivemos prisões extremamente relevantes, inclusive, de principais líderes das organizações criminosas. Isso é fruto de investigações de longo tempo. Além disso, nós fizemos a recuperação e entrega de mais de 30 celulares, que foram apreendidos nos circuitos do Carnaval. Ficamos extremamente felizes com esse resultado, porque essa é a nossa missão: proteger, servir e cuidar sempre”, afirmou.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
CCR Metrô Bahia abre seleção para coordenadora de planejamento e programação
-
CCR Metrô Bahia divulga vaga para analista de comunicação
-
SSP atualiza Baralho do Crime e insere cinco cartas de foragidos da Justiça
-
SEC convoca mais 132 professores da educação básica aprovados em processo seletivo
-
OAB: Daniela, Hermes, Requião e Lívia recebem apoio de advogados de Camaçari
-
Governador da Bahia assina Lei que institui ‘Capoeira nas Escolas’ nesta terça