Esporte
Jogos Universitários chegam ao final em Brasília
Sete cidades disputam direito de sediar próxima edição.
Publicado
em
Por
Agência BrasilA 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) terminou na noite deste domingo (17), em Brasília. As disputas envolveram, durante oito dias, estudantes de 400 instituições que são esportistas tradicionais, eletrônicos e adaptados, de 26 modalidades diferentes. A próxima edição será em 2022, e sete cidades disputam o direito de sediar a competição: Aracaju, Vitória, Joinville, Goiânia, Rio Verde, Gramado e Santa Maria.
“Ao longo do processo, apenas um município de Goiás e do Rio Grande do Sul será indicado. Depois, vamos visitar cada um dos locais para conhecer as instalações e as condições técnicas de cada uma delas. Prefeitos e secretários municipais, inclusive, já estiveram aqui defendendo suas candidaturas”, explicou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, creditando a disputa pelo evento não só ao impacto econômico gerado na economia local. “Isto reflete o sucesso dos JUBs. Esta edição foi especial, pois ainda não saímos definitivamente de uma pandemia mundial. Tomamos todas as providências e buscamos todos os meios para garantir a segurança de todos, com testes, exigência do cartão de vacinação. Percebemos e sentimos que foi uma das maiores e melhores edições dos jogos”, afirmou.
Já a secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Giselle Ferreira, destacou a luta e o trabalho de muitos meses para oferecer a melhor estrutura aos competidores: “O esporte sofreu muito com a pandemia. Ele é transformação social e saúde, e queremos colocar Brasília na rota dos grandes eventos esportivos”. Segundo cálculos da Secretaria de Turismo do DF, os JUBs movimentaram mais de R$ 12 milhões dentro da cadeia econômica local.
Somados atletas, árbitros, técnicos, voluntários e organizadores, cerca de 4,5 mil pessoas participaram do evento. Duas mil medalhas foram distribuídas aos jovens, que, em sua maioria, não pretendem se tornar competidores de alto rendimento, mas querem conciliar educação e esporte ao longo da vida.
Os participantes também puderam ver estrelas como Daiane dos Santos, Fabi, Maurício, Fofão, Emanuel, além de destaques dos e-sports, como Ana Xisdê e Pimpimenta.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz deve ficar mais barata em dezembro
-
Proposta do governo pretende isentar de IR quem ganha até R$ 5 mil
-
Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros
-
Parque Shopping Bahia transmite final de campeonato mundial de Free Fire neste domingo
-
Julgamento de Bolsonaro e outros 36 indiciados pode ocorrer em 2025
-
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro