Saúde
Condomínio Busca Vida aponta para cuidados contra arboviroses e a raiva
Recomendações valem para os condôminos e toda a sociedade.
Publicado
em
Por
RedaçãoCom a chegada do período chuvoso na Bahia, a administração do Condomínio Busca Vida (CBV), em Camaçari, tem redobrado os cuidados internos com as arboviroses, através de campanhas educativas. As mais comuns em ambientes urbanos, dengue, chikungunya e zika, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Em comunicados internos e redes sociais, o CBV relembra dicas importantes que valem para os condôminos e toda a sociedade, como deixar garrafas e recipientes virados para baixo, tampar tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, colocar areia nos vasos de plantas, retirar a água de pneus e conservar as lixeiras fechadas.
Outro ponto de atenção do CBV diz respeito ao combate à raiva. Isso porque, até o final de março, nove morcegos não-hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue, infectados com o vírus foram diagnosticados na Bahia pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) emitiu alerta para a circulação do vírus em zonas urbanas, já que os morcegos foram encontrados, em sua maioria, em três cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), inclusive Camaçari, onde o Busca Vida.
Os especialistas destacam que, para evitar o contágio em humanos, alguns cuidados são essenciais: manter distância de animais silvestres, como morcegos, micos e raposas, atualizar a vacinação antirrábica em animais domésticos, como cães e gatos, e procurar atendimento médico imediatamente após uma suspeita ou confirmação de mordida.
Leia Também
-
Condomínio Busca Vida alerta sobre cuidados diários com animais peçonhentos e silvestres na região
-
Com registros na RMS, Bahia já confirmou 38 casos de Mpox ao longo do ano
-
SMS inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nesta segunda
-
Administrador do Condomínio Busca Vida alerta para perigo de afogamento nesta época do ano
-
Vacinação de rotina em Salvador está suspensa nesta sexta
-
Após exigência de reconhecimento facial para acesso à praia, Dedel acusa loteamento Busca Vida de segregação