As ações policiais reduziram em 6% o número de mortes violentas na Bahia, no ano de 2023. Os dados foram apresentados pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, durante balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), na manhã desta quarta-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Entre janeiro e dezembro de 2023, foram computadas 4.855 mortes violentas, sendo preservadas 311 vidas, uma queda de 6% no acumulado dos índices.
Nos 12 meses do último ano foram computadas quedas de 6,3% no índice de homicídios, 1,9% no número de feminicídios e 23% nos latrocínios (roubo seguido de morte).
O ano de 2023 registrou ainda o menor índice de mortes violentas dos últimos oito anos, saindo de mais de 6.600 casos para 4.855.
“Desde 2016 não havia uma redução tão acentuada nos crimes contra a vida. A nossa meta é seguir combatendo o crime organizado de forma integrada e inteligente, preservando vidas”, frisou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Participaram também do Balanço 2023 o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral da PC, Heloísa Brito; a diretora-geral do DPT, perita criminal Ana Cecília Bandeira; o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Adson Marchesini, entre outras autoridades.







