Na tarde desta segunda-feira (7), o Tricolor Baiano anunciou o acerto com Eduardo Freeland para o cargo de diretor de futebol, vago há pouco mais de três meses, após a demissão de Lucas Drubscky depois do rebaixamento. O último emprego de Freeland foi na diretoria do atual campeão da Série B, o Botafogo. O executivo já teve passagens por Flamengo (2018-2020) e Cruzeiro (2017).
O anúncio também veio acompanhado da declaração do presidente do Tricolor, Guilherme Bellintani. “A espera valeu a pena. A gente já vem conversando com Freeland há algum tempo sobre a ideia dele vir trabalhar no Bahia. Mais recentemente, surgiu a possibilidade, ele ainda não estava disponível, e agora enfim conseguiu fechar o ciclo lá. Foi muito bem ano passado. Traz o carimbo de campeão da Série B, responsável pela montagem do plantel e pela gestão do dia-a-dia do elenco”, avaliou.
O cargo de diretor de futebol é de fundamental importância para montagem e gestão do elenco desde as categorias de base, assim como na manutenção da comissão técnica. Essa letargia na contratação de um executivo para o cargo, pode acarretar a montagem de um elenco sem competitividade e consequente comissão técnica omissa.