Bahia
Após recomendação do MP-BA, Uneb deve apurar suposta fraude de cotas raciais no vestibular de Medicina
O órgão recebeu uma representação que noticiou a falsidade das autodeclarações.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que instaure procedimentos administrativos para verificar a veracidade ou falsidade na autodeclaração racial de sete candidatos aprovados e matriculados no curso de Medicina.
De acordo com a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, uma representação enviada ao órgão noticiou a falsidade das autodeclarações, “fato que ainda não foi devidamente apurado pela universidade, apesar das disposições legais e editalícias pertinentes”.
A promotora recomendou que seja instituída Comissão Especial de Verificação da Autodeclaração Racial, composta por pessoas com conhecimentos em relações étnico-raciais para decidir, de maneira motivada e conforme as características fenotípicas dos estudantes, sobre a falsidade/veracidade de suas autodeclarações.
O MP-BA estabeleceu ainda que as decisões finais dos procedimentos administrativos devem ser concluídos o quanto antes, e sejam imediatamente remetidas ao órgão para adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
No documento, Lívia Vaz destacou que a autodeclaração não é critério absoluto de definição da pertença étnico-racial de um indivíduo, devendo, notadamente no caso da política de cotas, ser complementado por mecanismos de verificação da veracidade das informações declaradas.
A promotora lembrou que, desde o início da política de cotas, têm sido noticiadas situações em que candidatos não negros prestaram falsa declaração no sentido de serem beneficiados, e burlaram o verdadeiro propósito das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Nova carteira de identidade será emitida nas escolas estaduais de Salvador
-
Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024
-
Sisu oferta 350 vagas para ensino superior em Camaçari
-
Espetáculo de dança ‘Fabulosas Meninas’ discute igualdade de gênero no Espaço Xisto Bahia
-
Bahia recebe primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Poker em 2025
-
Inscrições do processo seletivo da Adab inicia nesta quarta com 241 vagas