Geral
Ano bissexto: Cartórios da Bahia explicam registro de nascimento de crianças em 29 de fevereiro
Desde o ano 2000, 2.347 baianos nasceram neste dia, data que se repete somente a cada quatro anos.
Publicado
em
Por
RedaçãoTodos os anos, baianos nascidos no dia 29 de fevereiro enfrentam um dilema: como comemorar seu aniversário se a data de seu nascimento ocorre somente de quatro em quatro anos?
Em 2024, com um novo ano bissexto no horizonte, reaparece a pergunta sobre como deve ser feito o registro em cartório de uma criança que nasce nessa data.
Responsáveis por realizar o registro de nascimento de todos os brasileiros, os Cartórios de Registro Civil devem proceder retratando fielmente a realidade dos fatos, isto é, se uma criança nasceu no dia 29 de fevereiro, o seu registro de nascimento deverá ser feito com essa data. A certificação da data vem descrita no documento que serve de base para o registro em cartório: a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital e assinada pelo médico no momento do nascimento.
“Enquanto registradores civis, precisamos observar a legalidade do ato prevista no Art. 54 da lei de registros públicos, o qual dispõe que no registro de nascimento deve constar dia, mês, ano e hora do nascimento. Assim, temos que fazer o assento do nascimento considerando a data constante na DNV, sob pena de incorrer em falsidade. Por outro lado, entendemos que para o bem do(a) registrado(a), pode-se escolher outra data para comemoração”, esclarece a primeira vice-presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), Andreza Guimarães.
Em 2020, último ano bissexto no Brasil, foram registrados 484 nascimentos em todo o território baiano, número superior aos 411 nascidos em 2016. Em 2012 foram totalizados 394 nascimentos, e em 2008 registrou-se 351 nascidos vivos. Os dados são da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Arpen-Brasil e que conta com os registros de todos os nascimentos em território nacional. O recorde nacional de registros aconteceu em 2016, com 6.640 nascimentos.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024
-
Espetáculo de dança ‘Fabulosas Meninas’ discute igualdade de gênero no Espaço Xisto Bahia
-
Bahia recebe primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Poker em 2025
-
Inscrições do processo seletivo da Adab inicia nesta quarta com 241 vagas
-
Governo disponibiliza última parcela do Bolsa Presença de 2024
-
Chuvas na Bahia deixam 1.114 desalojados e desabrigados