Política
ACM Neto tem apoio de 18 prefeitos entre as 30 maiores cidades da Bahia
Nessa lista estão os cinco prefeitos das maiores cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro.

Publicado
em
Por
Redação
Favorito nas pesquisas eleitorais, o pré-candidato a governador ACM Neto (União) lidera as alianças entre as 30 maiores cidades da Bahia. Até o momento, 18 prefeitos declararam apoio à sua pré-candidatura. O pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT) tem, até então, o suporte de nove gestores municipais.
Juntos, esses 18 municípios cujos prefeitos apoiam Neto possuem mais de 5,7 milhões de habitantes, quase 40% da população baiana.
Nessa lista estão os cinco prefeitos das maiores cidades baianas: Bruno Reis (Salvador), Colbert Martins (Feira de Santana), Sheila Lemos (Vitória da Conquista), Elinaldo Araújo (Camaçari) e Suzana Ramos (Juazeiro).
Completam os apoios: Marcelo Belitardo (Teixeira de Freitas), Zé Cocá (Jequié), Zito Barbosa (Barreiras), Dinha Tolentino (Simões Filho), Cordélia Torres (Eunápolis), Genival Deolino (Santo Antônio de Jesus), Júnior Marabá (Luís Eduardo Magalhães), Dr. Pitágoras (Candeias), Nilo Coelho (Guanambi), Alberto Castro (Dias D’Ávila), Laércio Júnior (Senhor do Bonfim), Rodrigo Hagge (Itapetinga) e Elmo Nascimento (Campo Formoso).
“Nunca houve, em toda a história do nosso estado, uma candidatura de oposição com tanta força como a que estamos organizando”, disse ACM Neto em entrevistas recentes.
Neto, contudo, tem ponderado também que, para além dos apoios políticos, sua principal aliança está com o povo da Bahia. “Tem pré-candidato ao governo da Bahia que fala mais de padrinho político do que de si ou de propostas. Pois eu digo o seguinte: os meus padrinhos são os mais de 10 milhões de baianos que querem mudar o governo porque acreditam que a Bahia não pode mais ser o estado campeão da violência e último lugar em educação. São esses mais de 10 milhões de padrinhos que vão me levar à vitória em outubro”, ressaltou.
Parte desse apoio foi construído pelo grupo do União Brasil com vitórias sobre candidatos apoiados pelo governo do estado e que disputavam a reeleição em 2020. Em Juazeiro, por exemplo, Suzana Ramos (PSDB) derrotou Paulo Bomfim (PT), então prefeito, por 55,68% dos votos contra 29,09%. A vitória tirou aliados petistas do cargo após 12 anos.
O mesmo ocorreu nas eleições de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães, Guanambi, Senhor do Bonfim e Campo Formoso. Em todas essas sete cidades, candidatos apoiados por ACM Neto derrotaram aliados do grupo petista que eram candidatos à reeleição.
Em Feira de Santana e em Vitória da Conquista, os candidatos apoiados por ACM Neto, Colbert Martins e Herzem Gusmão, foram ao segundo turno atrás dos petistas Zé Neto e Zé Raimundo, respectivamente, mas viraram a disputa. Herzem faleceu em março de 2021 e sua vice-prefeita, Sheila Lemos (União), assumiu o posto.
Conta também a favor de ACM Neto os apoios conquistados com a ida do PP para a sua base de apoio. Zé Cocá e Dr. Pitágoras, prefeitos de Jequié e Candeias, respectivamente, declararam publicamente o seu apoio ao pré-candidato do União Brasil recentemente.
Por fim, Rodrigo Hagge, prefeito de Itapetinga, que recebeu o apoio de ACM Neto em 2020 para a reeleição, e que foi reconduzido ao cargo com 70,31% dos votos, manteve o seu apoio ao pré-candidato do União Brasil apesar da ida do MDB, seu partido, para a base de apoio do candidato governista.
Leia Também
-
Presidente do PSDB confirma pré-candidatura de Mateus Reis a prefeito de Lauro de Freitas
-
“Daqui sairá o próximo prefeito de Camaçari”, crava Elinaldo em reunião com grupo político
-
Jerônimo se reúne com embaixadora dos Estados Unidos
-
ACM Neto é eleito presidente da Fundação Instituto Índigo
-
O “já ganhou” é veneno mortal na política
-
“O nosso pré-candidato é Caetano”, afirma Dentinho sobre disputa da Prefeitura de Camaçari

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávila nesta sexta-feira

Sesau realiza ‘Corujão da Imunização’ na próxima terça-feira em Dias d’Ávila

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ chega ao Cinemark Camaçari

Professores denunciam casos de violência no Centro Educacional Marquês de Abrantes

Pagamento de extra do auxílio gás está garantido até o fim de 2023

Inscrições para o Enem abrem na próxima segunda-feira

Projeto Cata Bagulho atende moradores do Jardim Limoeiro na próxima semana

Partidas de futebol animam fim de semana na sede e orla de Camaçari

Chuvas isoladas e tempo nublado devem se manter nos próximos dias em Camaçari

Policiamento da Região Metropolitana de Salvador tem novo comandante

Professores denunciam casos de violência no Centro Educacional Marquês de Abrantes

Obra de requalificação de Guarajuba é iniciada

Pagamento de extra do auxílio gás está garantido até o fim de 2023

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávila nesta sexta-feira

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ chega ao Cinemark Camaçari

Sesau realiza ‘Corujão da Imunização’ na próxima terça-feira em Dias d’Ávila

Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre deste ano

Boulevard Shopping tem programação infantil para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Vereadores aprovam matérias ligadas à educação em sessão desta quinta-feira
