Política
Vigilantes realizam protesto e Câmara repudia atitude de Jamelão
Em nota, a Casa Legislativa declarou que “não compactua com qualquer tipo de desrespeito a trabalhadores”.

Publicado
em
Por
Mirelle LimaO Sindicato de Vigilantes de Camaçari e Região Metropolitana de Salvador (Sindmetropolitano) realizou nesta quinta-feira (10) um protesto durante sessão da Câmara Municipal. A categoria cobrou um posicionamento da Casa Legislativa após desentendimento entre o vereador Jamelão (União) e um vigilante do Hospital Geral de Camaçari (HGC).
Em vídeo publicado nas redes sociais no último sábado (5), Jamelão aparece provocando um vigilante do HGC. O vereador alega que foi proibido de visitar uma amiga que estava internada. “Esse vigilante é o dono daqui. Mostra sua cara, vigilante, que você é o dono daqui. Você tá com medo? Tá com medo, vigilante? Seja homem, fale aqui que eu não posso entrar, seja homem, mostra a cara, vigilante. Você não é homem, não?”, disse o político.
Na sessão da última terça-feira (8), Jamelão falou sobre o caso durante pronunciamento na tribuna. “Enquanto eu estava lá, ele falou no telefone com alguém que eu parecia ter usado alguma coisa, por isso eu resolvi gravar, e aí, quando eu liguei a câmera, ele não quis repetir. Eu posso ter passado do limite, mas ele, o vigilante, também não poderia falar aquilo que ele falou”, relatou.
Assista:

Após a manifestação desta quinta, uma comissão foi formada pelos vereadores para atender representantes da categoria. Na ocasião, foi proposto que a Câmara emita uma nota em apoio aos vigilantes. “Nós não comungamos dessa postura, foi no calor do momento. Ele está triste com o ocorrido, parou para repensar que aconteceu no calor do momento. Qualquer trabalhador é bem-vindo nessa Casa, e nós vamos defendê-los”, disse o vice-presidente, vereador Niltinho.
O diretor do Sindmetropolitano, Geraldo Cruz, explicou que a categoria aceitou a proposta de publicação de nota pela Câmara, mas que será iniciada uma ação judicial contra Jamelão.
“A nossa principal reivindicação apresentada na reunião que tivemos aqui com os vereadores é a retratação do vereador Jamelão pelo que ele fez sábado. Maltratou e humilhou um vigilante no posto de serviço, cumprindo seus deveres, e aqui conversamos com os vereadores, ficou acertado eles fazerem um documento pedindo desculpa à categoria, que nos contempla. E a gente não vai parar por aí, vamos pra esfera judicial, para que ele seja punido pelo que ele fez”, explicou Geraldo.
O vereador Dentinho do Sindicato (PT) destacou que o comportamento não deve se repetir com outros vereadores. “A gente sabe que o nosso colega errou no tratamento que ele fez com o trabalhador que estava ali no seu posto de trabalho, e foi proposto na reunião que a Câmara solte um documento pedindo desculpa ao trabalhador, se solidarizando, dizendo que isso não vai acontecer mais, porque isso não pode se repetir”, pontuou.
O vereador Deni de Isqueiro (União) explicou que o principal objetivo da Casa Legislativa é buscar a melhor solução para ambos os lados. “A Casa é solidária com o movimento do Sindicato dos Vigilantes, com toda a categoria, com os trabalhadores como um todo. Nós vamos estar aqui, em nome da presidência, da Mesa Diretora, fazer uma nota, explicando e se retratando sobre a situação. Nós já conversamos bastante com o vereador, ele também se propôs a fazer um vídeo se retratando diante do episódio que aconteceu, e nós tamos aqui sempre pra conciliar e buscar a melhor solução”, destacou.
Participaram da reunião os vereadores Niltinho (PSDB), Mar de Areias (União), Vavau (PSB), Deni de Isqueiro (União), Vaninho da Rádio (União), Dentinho do Sindicato (PT), Herbinho (União), Tagner Cerqueira (PT), Manoel Jacaré (PSDB), Dudu do Povo (Republicanos) e Professora Angélica (PP).
Confira a nota divulgada pela Câmara de Camaçari na íntegra:
A Câmara Municipal de Camaçari vem a público reiterar que não compactua com qualquer tipo de desrespeito a trabalhadores e trabalhadoras, especialmente quando estes estão no exercício das suas funções. Também reafirma o respeito ao cumprimento das regras de funcionamento e acesso de instituições públicas, empresas privadas e demais entidades, entendendo que essas regras devem ser respeitadas por todos os cidadãos que queiram adentrar às suas dependências.
Ressaltamos, inclusive, que agressão verbal ou física e desacato a funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela é crime previsto no Código Penal brasileiro, passível de punições conforme a gravidade do caso. Diante disso, a Câmara reafirma que repudia toda e qualquer agressão deste tipo, que atinge não só o profissional, mas também a sociedade a quem ele serve.
A Casa Legislativa também reafirma publicamente sua solidariedade aos profissionais que exercem a atividade de vigilante, ressaltando a importância da sua função para o funcionamento adequado de prédios públicos e privados. A Câmara segue à disposição da categoria e sempre atenta para atender de maneira célere e assertiva as demandas apresentadas pela categoria.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Veja vagas de emprego na Bracell para Camaçari
-
Ciat tem vagas em Camaçari para babá e marceneiro
-
Parecer sobre inscrições do ‘Minha Casa, Minha Vida’ deve ser levado a audiência pública pela Câmara
-
Ciclista morre após se envolver em acidente com motociclista na Estrada da Cascalheira
-
Agricultores de Camaçari recebem insumos e sementes da Sedap na terça
-
Emprego e estágio: SineBahia tem vagas em Salvador e em cinco cidades da região metropolitana

Março Mulher: está aberto agendamento online para serviços de saúde

Imposto de renda: declarações podem ser enviadas a partir desta segunda

Empresas baianas podem se inscrever no Selo Lilás do Governo do Estado até 26 de março

Homem é preso após agredir e ameaçar companheira em Dias d’Ávila

Ciat tem vagas em Camaçari para babá e marceneiro
Tratamento a laser pode ajudar no pós-parto e menopausa, indica especialista

Juverão: evento de cultura, esporte e lazer movimenta Horto Florestal no próximo domingo

Cineteatro 2 de Julho tem espetáculo ‘Filipa’ em cartaz na próxima semana

Homem é preso após agredir e ameaçar companheira em Dias d’Ávila
Picolino tem programação especial no Mês do Circo

Com medalhistas olímpicas, Oceanman Brazil acontece em Salvador

Gêmeos são apreendidos com drogas no condomínio Parque I no Bosque
Veja vagas de emprego na Bracell para Camaçari

Júnior Muniz propõe renomear Avenida Henry Ford em homenagem à BYD

Graer transporta órgão de Alagoinhas para transplante em Salvador

Funceb abre inscrições no Núcleo de Extensão no bairro do Uruguai

Ciat tem vagas em Camaçari para babá e marceneiro

Parecer sobre inscrições do ‘Minha Casa, Minha Vida’ deve ser levado a audiência pública pela Câmara

Ciclista morre após se envolver em acidente com motociclista na Estrada da Cascalheira

Março Mulher: está aberto agendamento online para serviços de saúde

Imposto de renda: declarações podem ser enviadas a partir desta segunda
Projeto Segundas do Chorinho recebe Tertu da Gaita no Teatro Sesi Rio Vermelho

Nascidos em fevereiro podem sacar abono salarial a partir desta segunda

Empresas baianas podem se inscrever no Selo Lilás do Governo do Estado até 26 de março
Dupla de Páscoa: apostas começam nesta segunda

Jhordan Matheus faz show de humor em Camaçari
