A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que na última segunda-feira (10) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica realizou 224 atendimentos. De acordo com a pasta, a média de atendimentos nos últimos meses tem sido de 160 acolhimentos por dia. Para dar o suporte necessário, a unidade dispõe de três pediatras plantonistas durante o dia, e dois à noite.
Com base no quadro dos casos que chegam até a UPA Pediátrica, a Sesau explica que cerca de 40% dos atendimentos podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretaria salienta ainda que, nesta época do ano, sempre aumenta no Brasil o número de crianças com viroses ou síndromes respiratórias, a exemplo do vírus sincicial respiratório (VSR), que esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no país nos primeiros três meses de 2023.
Esses pacientes podem e devem ser atendidos nas USFs e UBSs para o primeiro atendimento, e, havendo necessidade, o profissional médico da unidade encaminhará o paciente para a UPA Pediátrica. A pasta também explica que a ordem de atendimento tem como base a gravidade de cada paciente, seguindo o Protocolo Internacional de Manchester, como exige o Ministério da Saúde. É um sistema de classificação de risco que auxilia na organização da ordem de atendimentos.
Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento. O vermelho (emergência) é para quando o paciente é atendido imediatamente, sem espera; amarelo (urgente) não é considerado emergência, e o tempo de espera é de até 60 minutos; verde (pouco urgente), caso pouco grave, com tempo máximo de espera de 120 minutos; azul (não urgente), caso mais simples, espera de até 240 minutos para ser atendido ou transferido para outro serviço de saúde.