Além de atrações culturais e manifestações religiosas, a Lavagem de Arembepe, realizada nesta sexta-feira (8), também foi palco para manifestações políticas. Representantes do Sindicato das Professoras e Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec) e do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsec) promoveram um protesto pela estruturação da carreira do magistério, valorização da categoria, melhores condições de trabalho e contra o governo, com vaias pela saída do prefeito Elinaldo Araújo (União).

“Estamos militando aqui contra Elinaldo, essa é a nossa premissa, porque nós compreendemos que o governo Elinaldo não priorizou a educação, não valorizou a carreira dos professores, e nós não dialogamos com um modelo de gestão que desvaloriza o servidor”, defende a dirigente do Sispec, Ana Carla Fagundes.

De acordo com a presidenta do Sispec, Sara Santiago, a manifestação é também por reivindicação de direitos. “Estamos aqui para escancarar para a sociedade tudo que nós estamos sofrendo nos últimos oito anos: categoria sem valorização, carreira estagnada, escolas sem condições de trabalho, falta mobiliário, falta material, falta reconhecimento […]. Estamos aqui hoje para protestar contra esse governo que não respeita a educação”, relatou a presidenta.

No dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, os professores do Sispec também estiveram presentes na Mudança do Garcia, bloco do Carnaval, quando protestaram contra o governo e o achatamento da carreira do professor.