O Teatro Castro Alves (TCA) exibe neste domingo (25) o espetáculo “A História do Soldado”, estreado em 2019 como resultado do trabalho conjunto entre o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
Com texto e direção de Wanderley Meira, coreografia de Jorge Silva e regência de Eduardo Torres, o registro em vídeo entra no ar às 11h, no canal do YouTube do TCA. Os dois corpos artísticos da Bahia fazem renascer a obra da composição do russo Igor Stravinsky, a partir de texto do suíço Charles-Ferdinand Ramuz.
A adaptação mantém intacta a versão original da composição musical, mas faz a história do soldado que vende seu violino ao diabo ganhar uma discussão contemporânea sobre o lugar do artista e da arte na atualidade. Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA, conta que o objetivo é dialogar com a ideia de soldados-artistas que podem ser diabos das suas próprias trajetórias: “A obra é sobre a persistência e a resistência dos artistas que mantêm a marcha, apesar dos desvios e obstáculos”, afirma.