Fiquem conectados conosco

Geral

Origem e história de Vila de Abrantes são destaque na Lavagem da Fonte da Caixa

Avatar

Publicado

-

A Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS) realiza neste sábado (15) a 2ª edição da Lavagem da Fonte da Caixa, das 7h às 13h. O objetivo do evento é destacar a origem e história de Vila de Abrantes. A participação é gratuita.

De acordo com o presidente da ACIS, Marcos Anunciação, “esse é um momento de restaurar nossa ancestralidade, nossas raízes”, pontua. Ainda segundo Anunciação, “a expectativa é muito boa, estamos a mil aqui”, frisa.

A festa será na fonte conhecida popularmente como “Fonte do Buraquinho”, atrás do campo de futebol Tudão, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Joanes. Logo nas primeiras horas haverá missa campal com o padre Luiz Orlando, da Paróquia do Divino Espírito Santo, limpeza e plantio de ervas com as Lavadeiras da Fonte.

O evento ainda terá a presença dos Quilombolas de Cordoaria, dos mestres de capoeira Grandão e The Flash, do babalorixá Tatá Marcelo, representantes de outros terreiros, de grupos de samba de roda e, também, da comunidade evangélica.

De lá, a lavagem seguirá pelo Corredor Cultural, que compreende o trecho da Fonte até a Igreja Matriz. O cortejo será puxado ao som dos atabaques, berimbaus, pandeiros e agogôs.

Já na Praça da Matriz, grupos culturais irão se apresentar como o de samba de roda Filhos de Oyò, Associação de Capoeira Engenho, Capoeira Símbolo da Resistência, Grupo Lavadeiras da Fonte de Abrantes, Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (Fampa) e bandas católicas e evangélicas.

Leia também

– Lavagem da Fonte da Caixa resgata raízes culturais e históricas de Vila de Abrantes
– “De Olho na Implantação do Parque das Dunas”, exposição fotográfica mostra belezas naturais de Abrantes

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.