Salvador
Olodum celebra mártires da Revolta dos Búzios em caminhada até Largo do Pelourinho nesta quarta
É a primeira ação do FestQuilombo 2023, evento realizado pelo grupo todo mês de novembro.
Publicado
em
Por
RedaçãoQuem gosta do Olodum tem encontro marcado nesta quarta-feira (8), a partir das 18h. Nesse dia, os tambores do grupo ecoarão da Casa do Olodum, na rua Gregório de Matos, 22, até o Largo do Pelourinho, na primeira ação do FestQuilombo 2023, a Caminhada Búzios da Igualdade, celebrando os mártires da Revolta dos Búzios, de 1798, há 225 anos.
O FestQuilombo é uma série de atividades desenvolvidas pelo Bloco Olodum desde 1984, no mês de novembro. A ação visa preservar e difundir as culturas e as raízes africanas, com estímulo à mobilização da sociedade, potencializando as discussões sobre as raízes dos negros e refletindo sobre as políticas de ações afirmativas na busca por justiça e igualdade.
Nesse dia, o Olodum relembra a história dos mártires da Revolta dos Búzios, João de Deus, Manoel Faustino, Lucas Dantas, Luiz Gonzaga, além de jovens negros que lutaram pela Bahia livre e um Brasil soberano, homens e mulheres que, mesmo diante da opressão, colocaram suas vidas em prol de um ideal de liberdade.
Homenagear esses líderes com a banda percussiva Olodum até o Largo do Pelourinho será uma forma de resgatar essa história, que nos serve de inspiração e que nos incentiva a continuar na luta por direitos iguais e uma sociedade mais justa.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Três motos com restrição de roubo são recuperadas em Sussuarana
-
Operação Proteger Fase 1 é deflagrada pela Polícia Civil em Salvador
-
Confira vagas de emprego do SineBahia para Salvador, Camaçari e Simões Filho nesta quarta
-
Show de Jorge Aragão em Salvador acontece neste domingo
-
Salvador tem o maior aumento no valor do aluguel entre as capitais
-
CCR Metrô terá funcionamento especial durante jogo Bahia x Atlético de Alagoinhas