“Não se preocupe apenas com as calorias, mas sim com a qualidade nutricional”, alerta especialista sobre alimentação no verão

Ano novo, novos planos, e um dos pontos que as pessoas sempre fazem no começo de um novo ano é por no papel as metas previstas para este novo ciclo. Entre os desejos a serem conquistados, a boa relação com a dieta alimentar é um dos alvos que muitos anseiam.

Dados de um estudo realizado em conjunto pelo Instituto Brasileiro (IBGE), Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde, Unifesp, Organização Mundial da Saúde (OMS), revelaram que 54% dos brasileiros estão acima do peso. Aliada a esta realidade, 52% dos entrevistados não realizam nenhuma atividade física e apenas 30% dos que responderam a pesquisa comem frutas, verduras e legumes diariamente.

A nutricionista do Hapvida Saúde, Marigleise Lima, explica que o primeiro passo para a mudança em relação a uma dieta saudável é fazer uma reeducação alimentar.

Marigleise Lima

“Cada vez mais ouvimos falar em dietas ou regimes milagrosos, que viram moda e são baseadas em um alimento novo. A maioria desses métodos é geralmente de curto prazo e resultam em emagrecimento, mas por não durarem muito tempo, decorre no famoso ‘efeito sanfona’, onde a pessoa recupera todo o peso. Justamente por isso, a reeducação alimentar, acompanhada de um profissional da área, é a chave para a adoção de novos hábitos alimentares saudáveis”, afirma.

Passos para a reeducação alimentar

– Reflita da onde vêm os alimentos que você consome. Sem dúvida os alimentos que vêm da natureza, os orgânicos, são muito mais nutritivos.

– Fique de olho no rótulo dos alimentos. Desconfie de enormes listas de ingredientes, principalmente os que você não faz ideia do que seja.

– Não se preocupe apenas com as calorias que você consome, mas sim com a qualidade nutricional dos alimentos.

– Saia do sedentarismo.

Alimentação do Verão

E, já que está é a estação mais quente do ano, nada melhor do que pensar nos alimentos propícios da época para montar a dieta de maneira mais refrescante. “Entre as frutas mais indicadas para a estação, está a melancia, que oferece uma série de benefícios ao corpo e ainda contribui com a limpeza dos rins. A fruta também é útil para minimizar o mal-estar das ressacas, por exemplo. Outra excelente opção para o verão são as ameixas. Como elas possuem fibra dietética, costumam ser utilizadas para regular o sistema digestivo”, destacou a nutricionista. Além das frutas, vale a pena combinar vegetais folhosos escuros, como couve, agrião, hortelã, salsa e aipo.

E, se no decorrer do ano você acabar dando aquela “fugidinda” da dieta, Marigleise explica qual deve ser a estratégia. “Procurar voltar à rotina alimentar o quanto antes, dando uma atenção maior às porções ingeridas e consumir mais frutas e legumes, além de muita água”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.