Artigo
Lula versus Bolsonaro, e a democracia?, por Laiana França
A polarização da política brasileira e o iminente perigo à democracia.

Publicado
em
Por
Laiana França
São tempos difíceis para os brasileiros. Em meio a uma crise sanitária mundial, vivenciamos também o impacto na economia, no poder de compra, alto índice de desemprego… Como se esses problemas não fossem o suficiente, presenciamos no cenário político do país a centralização partidária em dois únicos candidatos presidenciáveis.
Regidos por ideologias distintas, os candidatos que lideram as pesquisas para as eleições de 2022 mantêm o tradicional confronto político esquerda x direita. O perigoso caminho que a política brasileira vem trilhando é uma ameaça à democracia e ao sufrágio no país. Proclamados como os únicos capazes de solucionar essas questões, os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) são apenas personagens políticos que compõem todo um corpo técnico. É ilusória e antidemocrática a centralização do poder em pessoas. A política é feita de ideias, projetos e planos. Candidatos são apenas representantes.
A centralização do poder em políticos, órgãos e empresas é característica de monarquias e ditaduras, modelos que fazem parte da história do país. Entretanto, desde 1989 o Brasil se tornou uma República presidencialista. Tratando-se de uma democracia, a ideia de “heróis” e “mitos” não se fundamenta, o voto não pode ser aplicado em personagens, mas em propostas, conteúdo programático e ideias.
A polarização na política brasileira compromete a sua democracia, o extremismo apresentado e financiado pelos partidos políticos concentra em dois lados todo o processo eleitoral, custeando a postura de que adversários políticos se tornem inimigos, descredibilizando o diálogo e contribuindo para a construção de fã-clubes aos candidatos.
Dito isso, é perceptível a tensão e importância que as eleições de 2022 estão gerando, assim como é de extrema necessidade a candidatura de um bom gestor para exercer o cargo de chefe de Estado do Brasil. Porém, muito mais que problemas na economia, saúde, educação e segurança pública, o próximo presidente terá como maior desafio a união do país, impedindo que a democracia brasileira caia em vertigem.
Laiana França é mercadóloga, pós-graduanda em Gestão Empresarial e estudante de Direito, além de feminista e militante dos direitos humanos.
*Este espaço é plural e tem o objetivo de garantir a difusão de ideias e pensamentos. Os artigos publicados neste ambiente buscam fomentar a liberdade de expressão e livre manifestação do autor(a), no entanto, não necessariamente representam a opinião do Destaque1.
Leia Também
-
Elinaldo afirma que 2 de Julho confirmou confiança de vitória de ACM Neto no primeiro turno
-
“O Brasil tem jeito e a Bahia tem lado”, dispara Jerônimo na chegada de Lula a Salvador
-
Em Feira de Santana, Bolsonaro diz que governo federal tem feito sua parte para redução dos combustíveis
-
Após viagens pelo interior, Jerônimo retorna a Salvador para receber Lula
-
Brasil, o país que odeia mulheres, por Laiana França
-
Motociata de Bolsonaro muda rota em Salvador e sairá do Farol da Barra

Elinaldo afirma que 2 de Julho confirmou confiança de vitória de ACM Neto no primeiro turno

Sebrae abre inscrições para prêmio mulher de negócios

Camaçari ocupa terceira posição na Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Vitória recebe Paraná neste domingo pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Vitória recebe Paraná neste domingo pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Camaçari ocupa terceira posição na Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Sebrae abre inscrições para prêmio mulher de negócios

Elinaldo afirma que 2 de Julho confirmou confiança de vitória de ACM Neto no primeiro turno

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Milhares de pessoas prestigiam São Pedro na Gleba C com o cantor Pablo

Confira a galeria de fotos da corrida 2 de Julho em Camaçari

“O Brasil tem jeito e a Bahia tem lado”, dispara Jerônimo na chegada de Lula a Salvador

Fifa anuncia nova tecnologia de impedimento semiautomatizado

Nelson Piquet calado é um poeta, por Sonilton Santos

Bruno Reis recebe visita de Ciro Gomes nesta sexta-feira

Thallyson e Jarro Pedroso são os novos reforços do Vitória

Simone Tebet desembarca em Salvador e confirma presença no 2 de Julho

Eros Sousa assume coordenação nacional de comunicação da juventude do União Brasil

Inscrições para seleção de novos bailarinos do Bolshoi em Salvador encerram domingo

Camaçari recebe projeto que incentiva produção de alimentos locais

Menina de seis anos cai em fogueira, sofre queimaduras de segundo e terceiro grau e família pede ajuda para tratamento

Paulo César Zanovelli apita confronto entre Vitória e Figueirense

Em Feira de Santana, Bolsonaro diz que governo federal tem feito sua parte para redução dos combustíveis
