Esporte
Leonardo Gaciba é demitido da presidência da comissão de arbitragem da CBF
A demissão ocorre logo após a polêmica da arbitragem no jogo entre Flamengo e Bahia, na noite desta quinta-feira (11).
Publicado
em
Por
Camila São JoséO presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, anunciou nesta sexta-feira (12) a demissão do presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba. O atual vice-presidente da comissão, Alício Pena Júnior, assumirá a função interinamente até o final da temporada.
Em comunicado, a CBF afirma ter dado início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, e o primeiro passo foi a mudança de comando da comissão. Gaciba ocupava o cargo há dois anos.
“A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF”, comenta a entidade.
A demissão ocorre logo após a polêmica da arbitragem no jogo entre Flamengo e Bahia, na noite desta quinta-feira (11), no Maracanã. O duelo terminou em 3 a 0 para o time carioca. Na partida, o juiz Vinicius Gonçalves Dias Araújo apitou um pênalti duvidoso contra o Tricolor baiano.
A penalidade foi marcada ainda no primeiro tempo, quando o confronto estava empatado em 0 a 0. No lance, dentro da área a bola bate no peito do zagueiro Conti, do Bahia, e no entendimento do árbitro houve toque no braço. O juiz foi chamado pelo VAR para revisar a jogada e manteve a decisão.
A marcação do pênalti gerou revolta em parte dos jogadores, que ameaçaram não voltar para o campo para o segundo tempo. Na noite de ontem, o presidente do Bahia, Guilherme Bellitani, teceu duras críticas à arbitragem do jogo e aos juízes brasileiros.
O futebol brasileiro virou um escândalo, um assalto, um absurdo. Fechem as portas. Terceiro jogo seguido com erro afrontoso contra o Bahia. Vergonhoso, indisfarçável. Querem rebaixar o Bahia? Eu imagino porque. Mas não vão conseguir.
— Guilherme Bellintani (@gcbellintani) November 11, 2021
Leia a nota da CBF na íntegra:
Nota oficial: Comissão de Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitagem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Jamessom diz que nova oposição não abrirá mão da presidência da Câmara e acusa vereadores de “prostituição política”
-
Lula parabeniza Trump pela vitória à presidência dos EUA
-
Bancada do PT declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na Alba
-
Seleção feminina reencontra Jamaica em amistoso na Arena de Pernambuco
-
Em 2027, Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de futebol
-
Oswaldinho assume presidência do MDB em Camaçari