Salvador
Instituto A Mulherada promove oficinas gratuitas de percussão e música afro no Centro Histórico
Objetivo é capacitar jovens mulheres e LGBTQIAPN+ na arte, além de fomentar o debate sobre violência doméstica.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Instituto A Mulherada está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de percussão e música afro, com o intuito de capacitar jovens mulheres e LGBTQIAPN+ na arte, além de fomentar o debate sobre violência doméstica e empoderamento. As oficinas começam nesta segunda-feira (26), na sede do instituto no Centro Histórico, em Salvador, às 17h. As inscrições são limitadas e feitas por formulário eletrônico.
A iniciativa visa a equidade de gênero, engajando mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e pessoas não-binárias, promovendo a união de diferentes identidades de gênero. Ela integra as ações da quinta edição do projeto ‘Tambores pelo Fim da Violência – Tocar Pode Bater Não’, nos Territórios Criativos do Centro Histórico de Salvador. Com o projeto, o instituto utiliza a música e a arte como instrumentos de conscientização e empoderamento para combater a violência doméstica e familiar contra mulheres, além de promover sua inclusão no mercado de trabalho.
O projeto, que se inicia com as oficinas, ainda prevê a realização de rodas de conversa sobre temas relacionados à violência doméstica, direitos das mulheres, igualdade de gênero e cultura afro-brasileira. Esses espaços proporcionarão diálogos abertos, compartilhamento de histórias e troca de experiências.
No encerramento das ações, a banda A Mulherada, formada por mulheres, apresentará show musical gratuito na cidade, com a presença de convidadas. O show reforçará a mensagem do instituto no combate à violência e o fortalecimento das mulheres, atraindo a atenção da comunidade nessa campanha. A abrangência do projeto visa unir pessoas que compartilham o compromisso com a causa e tem como o objetivo criar uma rede de apoio poderosa e eficaz para enfrentar as violências. Todas as ações ocorrem no mês de março.
O Instituto
O Instituto A Mulherada tem por missão lutar pela defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência e sem oportunidade de emprego, e pela inclusão educacional e profissional das mesmas. Criado em 2001, a partir da identificação das demandas e necessidades da população feminina de Salvador, especialmente mulheres negras em situação de vulnerabilidade, o instituto vem intervindo na realidade do cotidiano, colaborando para que as mulheres rompam com o ciclo do silêncio que se inicia com a submissão e dependência, culminando muitas vezes no óbito dessas vítimas.
Esse projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, governo federal.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari
-
Salvador é eleita melhor cidade global da música em premiação internacional
-
Simm tem 81 vagas de emprego em Salvador nesta terça
-
Salvador recebe o primeiro Festival da Voz Estudantil da Bahia nesta quarta
-
Abertura do Natal Luz Salvador é transferida para esta segunda
-
SMS: nova sala de vacinação no Salvador Shopping recebe público a partir desta segunda