Em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Camaçari recomenda à população que não acenda fogueiras e evite a queima de fogos durante o São João deste ano. O governo teme a sobrecarga nas unidades de saúde devido às doenças respiratórias e consequente disseminação do novo coronavírus.
A prefeitura justifica que a recomendação também se baseia no fato de que a fumaça pode prejudicar a saúde, desencadeando crises alérgicas ou de asma, por exemplo. Em caso de necessidade de atendimento hospitalar, há ainda o risco de contaminação pela Covid-19, o que também pode agravar o quadro.
O médico e subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, ainda lembra que pode haver irritação das vias respiratórias inclusive para pessoas que não possuem quadro de alergia, provocando até uma pneumonia ou broncopneumonia. “A fumaça libera produtos químicos que podem provocar tosse, falta de ar, cansaço, dentre outros sintomas”, finalizou.
Ainda em relação à ocupação dos hospitais, a gestão aponta também o aumento de queimados em decorrência do uso dos fogos de artifício. A Secretaria de Saúde (Sesau) acrescenta que a população deve manter o distanciamento social e as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação do coronavírus.