Fiquem conectados conosco

Política

Gilvan defende criação de programa de acessibilidade nas praias de Camaçari

A proposta contempla banho de mar assistido com profissionais de saúde, equipe de apoio, equipamentos de segurança e ponto de descanso.

Avatar

Publicado

-

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Camaçari colocou em pauta a acessibilidade às praias do município. A proposta é do vereador Gilvan Souza (PSDB), que apresentou na Casa Legislativa a Indicação nº 355/2020, que cria um conjunto de normas para garantir que pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida tenham acesso ao lazer que o banho de mar proporciona.

De acordo com Gilvan, a proposta é fruto de três anos de estudos e consultas populares. A indicação contempla a implantação de um programa de banho de mar assistido com profissionais de saúde, equipe de apoio, equipamentos de segurança e ponto de descanso.

Foto: Reprodução

Essas condições de acesso e de mobilidade de que se trata o documento, serão asseguradas por meio de um “Sistema de Acessibilidade”, que permita às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a terem acesso às praias do município com segurança, bem como, fazer uso de equipamentos que lhes ofereçam mobilidade, dentre os quais: esteiras para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias, coletes salva-vidas, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia, sinalização sonora e piso tátil, equipamentos adaptados para a prática de exercícios, barracas de sol e tenda de apoio com equipe especializada e guarda-vidas.

Foto: Reprodução

O vereador explica, que além da indicação, tem um projeto completo de sua autoria, que cria o programa municipal de banho de mar assistido. “Nós temos o cuidado de sempre trazer para essa Casa, projetos necessários e realizáveis, com a precaução de primeiro estudar a viabilidade, fazer o acompanhamento com o executivo e estudar toda legislação vigente sobre o assunto. Essa indicação é uma participação pública, de uma iniciativa maior que já estamos acompanhando nos últimos seis anos. Camaçari hoje tem um projeto completo de acessibilidade para as praias, com toda viabilidade técnica e condições asseguradas para início; além da aprovação de quem vai utilizar os equipamentos”, afirma.

A proposta defendida por Gilvan, contempla intervenções estruturais nos acessos as praias, com infraestrutura, sinalização e adequações necessárias, tornando os espaços permanentemente acessíveis. Para garantir o banho assistido, o vereador defende ainda a realização de eventos itinerantes de banho de mar assistido, atendendo a demanda do município e também reforçando a Costa de Camaçari como um destino turístico acessível.

UNIÃO 1
UNIÃO 2
UNIÃO 3
CAMAÇARI CARD

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.