Mais uma vez nas quartas de final, o Brasil se despede da Copa do Mundo após empatar em 0 a 0 no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação e perder a disputa de pênaltis por 4 a 2 para a Croácia na tarde desta sexta-feira (9). Os croatas agora aguardam o confronto entre Argentina e Holanda para conhecer o adversário na semi-final.
A partida começou com a Croácia atuando para manter a igualdade no placar. O Brasil por sua vez chegou pouco e muito lento, sem as trocas de passes que o torcedor estava acostumado a ver nas últimas partidas.
No segundo tempo, a entrada de Anthony e Rodrygo melhoraram o time, mas ainda não foram o suficiente para tirar o zero do placar, seguindo para a prorrogação.
Sentindo a necessidade de marcar na prorrogação, o Brasil se lançou ao ataque e marcou com Neymar em ótima triangulação na grande área, aos 16 minutos da prorrogação. Nos últimos 15 minutos, o técnico Tite optou por se fechar para assegurar o resultado, mas em uma roubada de bola no meio de campo, os croatas acharam a defesa brasileira desarrumada e aos 11 minutos, o atacante Petkovic chutou, a bola desviou no joelho de Marquinho e entrou, marcando o gol de empate levando a partida para os pênaltis.
Nas penalidades Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram para a Croácia. Para o Brasil, apenas Casemiro e Pedro marcaram. Rodrigo e Marquinhos perderam suas cobranças, dando a classificação para os croatas, que avançaram para semifinal. Já o Brasil encerra o sonho do hexa e volta pra casa.