Camaçari
Em votação acirrada, vereadores aprovam construção de “fumódromo” na Câmara
O requerimento foi aprovado com nove votos favoráveis e oito contrários.
Publicado
em
Por
Mirelle LimaApresentado pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), o requerimento n° 9/2023 gerou discordância entre os parlamentares durante a sessão da Câmara de Camaçari desta terça-feira (4).
O projeto solicita que seja construído um local exclusivo para fumantes na área externa da Câmara. Em votação acirrada, o requerimento foi aprovado com nove votos favoráveis e oito contrários.
Os vereadores Tagner Cerqueira, Dentinho do Sindicato, Vavau, Júnior Borges, Manoel Jacaré, Bispo Jair, Jamelão, Herbinho e Niltinho votaram a favor do projeto. Já os vereadores Jamessom, Professora Angélica, Dr. Samuka, Vaninho da Rádio, Dedel Reis, Mar de Areias, Manoel Filho e Deni de Isqueiro apresentaram voto contrário.
Dentinho do Sindicato explicou que o objetivo do projeto é proteger as pessoas que não são fumantes. “Muitas vezes a gente está em um local e tem alguém fumando que incomoda. Como aqui é um órgão público, e que vem gente que fuma e que não fuma, eu acho que a Câmara deve ter um local específico pra quem gosta de usar seu cigarro, um fumódromo, justamente para proteger a gente que não fuma”, explicou.
O vereador também falou sobre a recepção negativa por parte de alguns parlamentares. “Infelizmente alguns colegas não entenderam, fizeram um debate desnecessário, mas isso é a política, a democracia é isso, e nós estamos aqui sempre para fazer o debate, e quem julga é o povo”, disse.
O vereador Jamessom (União) afirmou que seu voto contrário se deve a uma questão pessoal. “Eu voto contra por uma questão pessoal minha, já perdi um familiar com câncer no pulmão por conta de cigarro, e não me sinto confortável com esse tema”, relatou.
Para o vereador Júnior Borges (União) a discussão do assunto é necessária, tendo em vista a garantia dos direitos dos cidadãos.
“Em qualquer lugar, a gente precisa desse ambiente adequado para que os fumantes possam fumar. Afinal de contas, os fumantes são cidadãos que precisam de fato ser respeitados. Na Câmara Municipal, até hoje eu não vi uma discussão acerca do assunto, mas pela primeira vez nós estamos aqui parando para avaliar. As pessoas vão ter um espaço adequado, ela não vai poder fumar na portaria, ela vai fumar em um espaço reservado. Não podemos decidir pela vida de ninguém, cada um sabe das consequências, e temos que respeitar”, pontuou.
Leia Também
-
BYD abre novo processo seletivo para vaga em Camaçari
-
Sindiquímica rejeita proposta do Sinpeq e anuncia novas mobilizações em fábricas do Polo Petroquímico
-
Sedec e Senac promovem cursos e workshops gratuitos em Camaçari; saiba mais
-
“As pesquisas comprovam o sentimento de mudança que vemos nas ruas de Camaçari”, diz Caetano sobre liderança
-
Ciat disponibiliza novas vagas para Camaçari; confira
-
Ponto Certo recebe ações do Sesau Fila Zero Itinerante até quarta