Política
Em assembleia, Sindiquímica aprova ampliação de base e mudanças no estatuto
A extensão da categoria beneficiou sobretudo os setores de sabão e vela, perfumaria e cosméticos.
Publicado
em
Por
Mariane SenaO Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica) realizou neste domingo (25), no Clube Social de Camaçari, uma assembleia geral extraordinária para alteração do estatuto social da entidade e extensão da categoria.
Nas pautas votadas e aprovadas por unanimidade, estavam a apreciação e deliberação de alteração estatutária em relação ao mandato dos membros do sistema diretivo; as eleições periódicas, que passaram de três para quatro anos, sendo a próxima já marcada para abril de 2027; o formato das reuniões, que passam a acontecer também de modo online; além da ampliação das categorias de trabalhadores já representadas pelo sindicato.
Ao Destaque1, o diretor do Sindiquímica e da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Alfredo Santos, explicou que boa parte dos setores já são politicamente representados pela entidade. No entanto, algumas deles não estavam na carta sindical. Ele também enfatizou que não existe a possibilidade de confronto com outros sindicatos já existentes. O que acontece é uma ampliação jurídica. “Não pretendemos invadir a base dos sindicatos que já representam. O objetivo é regulamentar o que a maioria das empresas já cumpre”, garantiu.
Alfredo também revelou que cada setor representado pela entidade tem um desafio específico, a exemplo do setor plástico que o objetivo dos trabalhadores é conquistar melhorias quanto a jornada de trabalho.
O vereador e diretor do setor plástico do Sindiquímica, Dentinho do Sindicato (PT), afirmou que a categoria é bem diversificada e um dos transtornos a serem combatidos é entender a necessidade de cada uma das empresas que se enquadram no segmento, levando em consideração a realidade de estabelecimentos de grande e pequeno porte. O político ainda falou sobre a importância da assembleia para os trabalhadores não só de Camaçari e demais munícipios da região metropolitana, mas de toda Bahia. Por fim, ele também assegurou que uma das principais empresas que passa a ser comtemplada com a representação é a O Boticário.
Cabe ressaltar que essa extensão de base beneficiou sobretudo os setores de sabão e vela, perfumaria e cosméticos.
Atualmente, a entidade representa mais de 10 mil trabalhadores. O diretor financeiro do Sindiquímica, Maurício Jansen Klajman, estima que a extensão de base amplie a representação em torno de mil trabalhadores.
Além dos diretores sindicais e trabalhadores da categoria, o secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, e a presidente da CUT-BA, Maria Madalena, também participaram da assembleia e parabenizaram os trabalhadores pela iniciativa. “O nosso papel é fazer o processo de conscientização de classe. O nosso papel é fazer a defesa do direito dos trabalhadores”, pontuou a dirigente sindical.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Grupos de Elinaldo e Flávio entram em rota de colisão
-
O Boticário lança primeira linha de pincéis acessíveis articulados no Brasil
-
O Boticário tem processo seletivo aberto, até segunda, para atuação em Camaçari
-
Sindiquímica rejeita proposta do Sinpeq e anuncia novas mobilizações em fábricas do Polo Petroquímico
-
O Boticário inaugura primeiro Espaço da Beleza da Bahia em Camaçari
-
Grupo O Boticário abre novo processo seletivo com vaga para Camaçari