Fiquem conectados conosco

Geral

Eleições 2020: oposição pactua unidade e decide que terá candidato único a prefeito em Camaçari

Avatar

Publicado

-

Nesta quinta-feira (18) foi realizada uma reunião entre líderes partidários de sete legendas da oposição em Camaçari. O encontro ocorreu no Restaurante Nativa e contou com a presença do PT, PCdoB, PP, Podemos, PSD, PSB e Patriota.

O objetivo do encontro foi estabelecer a unidade da oposição para as eleições de 2020. Na ocasião, foi pactuado que as sete legendas irão apoiar o mesmo candidato a prefeito no próximo pleito eleitoral.

Em entrevista ao Destaque1, o ex-deputado federal, Luiz Caetano (PT), afirmou que houve uma tentativa de divisão da oposição.

Luiz Caetano, ex-deputado federal. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“Todos vocês que estão aqui, já estivemos juntos em muitas batalhas políticas e nunca jogamos contra o nosso povo, contra a nossa cidade. O lado de lá jogou pesado para impedir que o que acontece aqui hoje acontecesse, tentando nos dividir, eles não nos conhecem”, enfatizou Caetano.

 

Além disso, o petista ainda frisou que deve ser criado um projeto para a cidade. “Devemos construir um projeto político, econômico e social, é o nosso dever”, destacou.

Esposa do ex-deputado e nome cotado para disputar a prefeitura de Camaçari, Ivoneide Caetano, aposta na esperança, e diz acreditar que a cidade terá dias melhores.

Ivoneide Caetano. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“Temos que convidar a nossa sociedade pra luta e manter a nossa esperança viva, e eu tenho certeza que dias melhores virão para a nossa cidade”.

 

Durante o encontro foi apresentado um texto base de um manifesto, que a partir de agora será elaborado em conjunto com os partidos e a sociedade em uma série de encontros que serão realizados nos próximos meses.

Jackson Josué, vereador. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O vereador e presidente do PT em Camaçari, Jackson Josué, disse que o mais importante é a união das legendas e que apesar do PT possuir vários nomes, o partido respeita os aliados e emendou, “o que mais interessa agora é devolver o município de Camaçari para quem realmente pertence o município, é o povo de Camaçari”.

 

Já o pré-candidato a prefeito pelo PP, Fábio Lima, declarou apoio à Caetano e afirmou que a reunião foi importante para desfazer boatos de que a oposição estava dividida.

Fábio Lima, pré-candidato a prefeito pelo PP. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

“Sempre estive do seu lado, sempre te apoiei, e eu fico muito feliz em ver nosso povo à prova, na linha de frente”, disse Fábio.

 

Presidente do PSB, Fátima Trabuco, destacou que todas as legendas devem permanecer unidas. “Esse é um momento de união, na reta final, estamos todos unidos para retomar a prefeitura de Camaçari para servir ao povo”.

Fátima Trabuco, presidente do PSB.

Fátima ainda declarou que o PSB apoiará o candidato escolhido pela oposição. “Nosso candidato é Caetano, mas se Caetano não for candidato, quem a oposição escolher nós vamos escolher e vamos pra rua”.

 

Para Vital Vasconcelos, presidente do PCdoB, “a receita básica para qualquer luta, qualquer batalha, é a unidade”.

Vital Vasconcelos, presidente do PCdoB. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

O vereador Binho Dois de Julho (PCdoB) que também participou do encontro reforçou a tese da unidade. “O que a gente precisa, é estar todo mundo junto, unido, temos que nos fortalecer para ganhar a eleição de 2020”.

 

Binho Dois de Julho, vereador do PCdoB. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Na reunião também defendido a realização de um calendário de atividades conjuntas e a participação organizada nos desfiles cívicos de 7 e 28 e setembro.

De acordo com o presidente do Patriota, Roberto Amarijo, Camaçari irá retornar às origens. “Fico muito feliz em saber que Camaçari pode resgatar as suas origens, que é trazer gente de Camaçari para governar a cidade”, pontuou.

Roberto Amarijo, presidente do Patriota. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Para o vice-presidente do Patriota, e um dos representantes da legenda no encontro, João Araújo, afirmou que a reunião ajudou a mostrar para a sociedade de Camaçari que as oposições do município estão juntas.

 

João Araújo, representante do Patriota. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Já o presidente do Podemos, Maurício Bacelar, lembrou que os partidos reunidos nesta sexta-feira integram a base do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

 

Presidente do Podemos, Mauricio Barcelar. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Apesar de afirmar que a união demorou de acontecer, o presidente do PSD, Roquinei Cabeceira, disse que a oposição está mais forte. “Hoje saímos daqui fortalecidos”.

 

Roquinei Cabeceira, presidente do PSD. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Na avaliação da ex-deputada estadual, Luiza Maia, a reunião foi positiva. Maia ainda frisou que a cada dia as mulheres enfrentam mais dificuldades e que por isso é preciso reverter o quadro político. “A minha revolta com essa gestão é o que estão fazendo com as mulheres, com a população como um todo, mas às mulheres foram diretamente atingidas”.

 

Luiza Maia, ex-deputada estadual. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Sindicalistas e integrantes de movimentos sociais também participaram da reunião, além do ex-deputado estadual Bira Corôa, e os vereadores José Marcelino e Dentinho do Sindicato. O vereador Téo Ribeiro não compareceu, mas justificou a ausência. O petista alegou estar em outra cidade resolvendo questões pessoais.

*Matéria atualizada às 9h30 em 19 de julho de 2019.

Continue lendo
publicidade
CAMAÇARI CARD
CAMAÇARI CARD

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.