“É o reconhecimento de um trabalho duro de muitos anos”, diz Ricardo Santos sobre título de cidadão camaçariense

Na manhã desta quarta-feira (17), foi realizada no Teatro Alberto Martins, em Camaçari, a cerimônia de entrega do título de cidadão camaçariense ao atleta baiano de vôlei de praia, Ricardo Alex Costa Santos. O título é devido à colaboração de Ricardo na realização do Circuito de Vôlei Costa Camaçari na praia de Guarajuba.

Entrega do título de cidadão camaçariense à Ricardo Santos. Foto: Hyago Cerqueira

A honraria foi entregue pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), o secretário de Turismo, Gilvan Souza, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Curvelo (DEM), a aluna da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Laila Mendes, e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu. Também estavam presentes na ocasião, representantes da federações de vôlei baiana e nacional.

Ricardo Alex Costa Santos. Foto: Hyago Cerqueira

Ricardo Santos, popularmente conhecido como “a muralha exterior” é natural de Salvador e é o único atleta de vôlei de praia, com o ex-companheiro de quadra Emanuel, que possui três medalhas olímpicas. Para ele, receber a cidadania camaçariense “é o reconhecimento de um trabalho duro de muitos anos e estar sendo premiado em um momento tão especial para Camaçari, faz muito tempo que eu não jogo em um evento internacional e jogar aqui perto dos amigos e familiares, não é só pelo esporte, é pelo legado que Camaçari está deixando”.

Em entrevista ao Destaque1, o atleta falou sobre a relação com Camaçari e a sensação de poder voltar à cidade.

Ricardo também afirmou que pretende entrar em quadra com seu filho antes de se aposentar. “Eu pretendo futuramente quando eu pensar em parar, ter a oportunidade de jogar, quem sabe uma temporada ao lado dele, e deixar de lado a pressão de ter que vencer, mas sim pelo lado de ter ele ao meu lado como filho e como atleta profissional”, explicou.

Elinaldo Araújo. Foto: Hyago Cerqueira

Para o prefeito Elinaldo, “este é um momento importante para o nosso município, é a primeira vez que nosso município realiza aqui um evento sul-americano e com um atleta da importância de Alex”.

Ao falar sobre o estímulo ao esporte em Camaçari, o gestor municipal afirmou que o circuito é uma forma de incentivo para trazer eventos de outras modalidades.

O responsável pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sessé Abreu afirmou que “é um evento muito importante pra Camaçari e é a primeira vez que as secretarias de Esporte e a de Turismo se unem para fazer um evento desse porte”.

O secretário de Turismo, Gilvan Silva vê o circuito como uma forma de fortalecer a transformação social através do esporte. “A história de Ricardo é um exemplo de humildade e mostra como esportes como o vôlei de praia podem transformar vidas e é assim que o circuito deve ser visto, afinal nós estamos fortalecendo o turismo no nosso município”, explicou.

Grupo de percussão Levado do Saber. Foto: Hyago Cerqueira

Na cerimônia também houve uma homenagem do grupo percursionista Levada do Saber à Ricardo Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.