Fique conectado conosco
BNI_AMARELO_728x90_SAIBA-COMO-PARTICIPAR
BANNER-728x90px
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_

Política

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

A equipe do Centro de Equoterapia Nosso Lar conquistou cinco medalhas e foi classificada para a Copa dos Campeões 2024.

Isabella Mota

Publicado

em

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Receba notícias no Telegram WhatsApp

A Câmara de Camaçari realizou, nesta terça-feira (7), uma sessão especial em homenagem aos paratletas do Centro de Equoterapia Nosso Lar, que conquistaram cinco medalhas no 33° Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, no município de Araçatuba, em São Paulo.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Sessão especial em homenagem à equipe de paratletas do Centro de Equoterapia Nosso Lar. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Após a competição, que aconteceu entre 10 e 21 de abril, os medalhistas Moisés Santos, campeão; Suzi Lara, campeã; Rita de Cássia, que conquistou a segunda colocação; Auricia Bianca Simões, terceiro lugar, e Ana Laura Ferreira, sexto lugar, foram classificados para participar da Copa dos Campeões 2024, também promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). 

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Zulmira Sena, fundadora do Centro e médica veterinária. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Sob orientação da médica veterinária e fundadora do Centro, Zulmira Sena, a delegação conquistou medalhas na modalidade paratambor. Em entrevista ao Destaque1, Zulmira revela os desafios que precederam a competição.

“Foi um desafio muito grande, e muitas vezes nos pegamos pensando: será que vai dar certo? O medo, a dificuldade financeira… e nós enfrentamos desde o ano passado, fomos, graças a Deus, limpamos tudo, como se diz. As pessoas não esperavam que nós tivéssemos esses resultados tão maravilhosos, tão positivos”, celebra a veterinária. Em 2023, o grupo participou do Campeonato Nacional do Quarto de Milha e alcançou o primeiro e quinto lugar.

“Agora, em abril, nós fomos novamente para um outro nível de campeonato, e também fizemos dois campeões, uma reservada. Campeã, uma terceiro lugar, um sexto lugar, todos com diagnósticos distintos, o que prova que ninguém está completamente limitado, que há sempre uma esperança, e só gratidão, primeiramente a Deus e a todas essas famílias e esses paratletas que confiam no meu trabalho, confiam no trabalho da minha equipe”, agradece a treinadora.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Jorge Curvelo, vereador. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O vereador e ex-secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo, celebra a vitória dos paratletas. “O primeiro passo foi dado ano passado, quando eu, então secretário de Esporte, consegui levar essas crianças para São Paulo, para disputar esse grande campeonato. Lá, saíram vitoriosos e retornaram com a esperança de voltar a São Paulo novamente. E esse ano, graças a Deus e ao prefeito Elinaldo, nós conseguimos levar essas crianças mais uma vez, mais uma vez conquistar títulos para Camaçari”, diz Curvelo ao Destaque1.

Em convênio com a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), o Centro recebe pacientes encaminhados para tratamentos de reabilitação psicomotora por neurologistas e neuropediatras do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CERII) e do Centro de Atenção Psicossocial e Infanto Juvenil (Caps).

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Elias Natan, vereador. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O vereador e ex-secretário de saúde, Elias Natan (União), fala sobre a importância da equoterapia em processos de reabilitação. “É mais uma opção terapêutica, mais uma opção de reabilitação e tratamento para Pessoas com Deficiência. A gente fica muito feliz em que a Saúde tem esse contrato com esse Centro que tem possibilitado não só a reabilitação desses nossos usuários, mas também por uma visão muito especial e visionária da própria Zulmira, que tem descoberto valores esportivos, competitivos”, destaca o vereador.

A equoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cavalos com abordagem interdisciplinar na área de saúde, educação e equitação e visa o desenvolvimento biopsicossocial de Pessoas com Deficiência ou necessidades especiais. O Centro de Equoterapia Nosso Lar, situado no bairro do Santo Antônio, funciona há 17 anos e atende cerca de 70 crianças, jovens e adultos com deficiência e necessidades especiais.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Maria de Lourdes, mãe de frequentador do Centro. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Maria de Lourdes, mãe do paciente de equoterapia Lucas Silva, 16 anos, conta a transformação que as terapias fizeram na vida do filho. Lucas é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de terceiro grau e frequenta o Centro desde os 7 anos. Um dos sinais apresentados por ele era a sensibilidade ao toque na pele, o que fazia com que ele encostasse nas pessoas e não permitisse que a mãe passasse protetor solar nele, por exemplo.

Em discurso, Lourdes relatou que, após as terapias, que incluem passar as mãos e as pernas nos cavalos, o filho passou a aceitar o toque físico, o que permitiu uma sociabilidade maior. “Hoje Lucas abraça as pessoas, Lucas é carinhoso, Lucas aceita o toque ‘de boa’. O cavalo ajudou e continua ajudando em um monte de coisas no desenvolvimento de Lucas”, revela a mãe.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Aderval Ferreira, pai da paratleta. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Aderval Ferreira, natural de Alagoas, pai da paratleta Ana Laura, 11 anos, que conquistou o sexto lugar no paratambor, conta que veio até a Bahia com o intuito de buscar uma melhor qualidade de vida para a filha, que perdeu a visão em decorrência de um câncer ocular. Há mais de oito anos, a família mora em Camaçari, e Ana Laura estuda no Instituto de Cegos, em Salvador, que é referência em todo o Nordeste.

“Conseguimos, através da nossa vinda pra cá, ser acolhidos por Camaçari, por essa família da Equoterapia Nosso Lar, essa equipe dos paratletas, e hoje a gente se sente realizado. Antes, uma vinda para cá, apenas para que a nossa filha pudesse ter uma vida acadêmica melhor, a gente poder dar a nossa filha, através dos amigos e, principalmente através de Jorge Curvelo, que é quem abraça essas pessoas, através de Zulmira Sena, que é como uma mãe para todo mundo. A gente conseguiu ter uma qualidade de vida, um sorriso no rosto”, afirma.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Aderval e Ana Laura Ferreira, paratleta. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“A equoterapia trouxe algo que ela sempre amou, que são os animais, em especial o cavalo. E com esse aditivo do paratambor, ela pôde, além de conseguir realizar o sonho de estar próxima ao cavalo, ela conseguiu também uma competição. Então, antes, o que era para ela uma distração, algo para ajudar no dia a dia, conseguiu se tornar em esporte”, comemora o pai.

Em outubro, Ana Laura deve participar da Copa dos Campeões, e contou que está ansiosa para a competição. “Eu acho que vai ser uma competição muito divertida e muito emocionante, porque o importante da competição é se divertir, não ganhar”, diz a paratleta.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Moisés Santos, campeão brasileiro. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“Para mim, que nasci do cavalo, respiro cavalo e vivo cavalo, para mim é muito importante”, comemora o campeão brasileiro de paratambor, Moisés Santos, 41 anos.

Conhecido como “teletambe dos arreios”, ele revela que já trabalhava no setor de cavalos antes de frequentar o centro de equoterapia, e, em razão de uma lesão, parou de montar. Natural de Conceição de Jacuípe, ele conta que era vaqueiro e domador de cavalos, e já chegou a participar de competições de vaquejada. Após 23 anos longe de competições, o paratleta afirma que a proximidade com a veterinária Zulmira o fez frequentar a equoterapia e, consequentemente, participar da equipe de paratambor.

Sessão especial da Câmara homenageia paratletas medalhistas de Camaçari

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“Não lembro se foi com 2, com 3 ou com 4 anos que eu comecei a montar, e eu já montava há muitos anos. Aí eu me acidentei e fiquei impossibilitado dos 17 aos 40. Dos 40 voltei a montar, e hoje, graças a Deus, voltei a ser um pouco do que era antes”, narra Teletambe.

“Uma competição dessa a nível nacional e internacional é muito importante e diferente de qualquer outra que eu competi no passado. […] Ser campeão nacional, ser campeão brasileiro da raça Quarto de Milha, pra mim que vim do Quarto de Milha, pra mim que nasci do cavalo, respiro cavalo e vivo cavalo, para mim é muito importante. Para mim, para todos os criadores, para todos os empreendedores, é muito importante uma competição dessa”, finaliza o campeão brasileiro.

A Copa dos Campeões deve acontecer entre 9 e 21 de outubro de 2024, também em Araçatuba, e os paratletas do Centro de Equoterapia Nosso Lar representarão a Bahia.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Gapar realiza campanha de vacinação na Gleba E neste domingo
Geral 18 de maio às 19:27

Gapar realiza campanha de vacinação na Gleba E neste domingo

Homem é preso após agredir e colocar fogo no apartamento de companheira em Vila de Abrantes
Segurança 18 de maio às 12:41

Homem é preso após agredir e colocar fogo no apartamento de companheira em Vila de Abrantes

Dudu do Povo é internado com dores abdominais em hospital de Salvador
Camaçari 18 de maio às 12:23

Dudu do Povo é internado com dores abdominais em hospital de Salvador

Semu lança Projeto de Acolhimento para Mães Atípicas
Camaçari 18 de maio às 11:25

Semu lança Projeto de Acolhimento para Mães Atípicas

Bahia tem 137 municípios em risco de desastres ambientais, aponta levantamento
Geral 18 de maio às 10:55

Bahia tem 137 municípios em risco de desastres ambientais, aponta levantamento

Caetano promove debate sobre saúde em edição especial do 'Diga Aí'
Política 18 de maio às 10:11

Caetano promove debate sobre saúde em edição especial do ‘Diga Aí’

Sete campeonatos de futebol movimentam o fim de semana na orla e sede de Camaçari
Esporte 18 de maio às 9:37

Sete campeonatos de futebol movimentam o fim de semana na orla e sede de Camaçari

Cleiton Pereira protocola pedido de cassação de Elinaldo
Política 18 de maio às 9:29

Cleiton Pereira protocola pedido de cassação de Elinaldo

Prefeitura apresenta modelo de Hospital Municipal em 27 de maio, diz Flávio Matos
Camaçari 18 de maio às 9:13

Prefeitura apresenta modelo de Hospital Municipal em 27 de maio, diz Flávio Matos

Obras do artista José Morea serão expostas na Ufba a partir de terça
Cultura e Entretenimento 18 de maio às 8:00

Obras do artista José Morea serão expostas na Ufba a partir de terça

Braskem lança tour virtual das fábricas em Camaçari; saiba mais
Geral 17 de maio às 18:00

Braskem lança tour virtual das fábricas em Camaçari; saiba mais

‘Dia D nas Escolas’ promove atividades para pais e alunos em Lauro de Freitas neste sábado
Educação 17 de maio às 16:50

‘Dia D nas Escolas’ promove atividades para pais e alunos em Lauro de Freitas neste sábado

Avanço: Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos decretam greve por tempo indeterminado
Mobilidade 17 de maio às 16:33

Avanço: Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos decretam greve por tempo indeterminado

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari
Oportunidade 17 de maio às 16:11

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari

Baiano Renilton Rosário lança livro sobre liderança no Shopping Bela Vista
Cultura e Entretenimento 17 de maio às 16:02

Baiano Renilton Rosário lança livro sobre liderança no Shopping Bela Vista

Legado do médico baiano Elsimar Coutinho ganha destaque em cerimônia paulista
Geral 17 de maio às 15:33

Legado do médico baiano Elsimar Coutinho ganha destaque em cerimônia paulista

Lula sanciona seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito
Brasil 17 de maio às 15:11

Lula sanciona seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito

Correios suspendem temporariamente envios de roupas para o Rio Grande do Sul
Geral 17 de maio às 14:11

Correios suspendem temporariamente envios de roupas para o Rio Grande do Sul

Copa América: atletas e treinadora de Camaçari integram convocação definitiva da Seleção Brasileira Feminina
Esporte 17 de maio às 14:06

Copa América: atletas e treinadora de Camaçari integram convocação definitiva da Seleção Brasileira Feminina

Sistema Fieb tem processo seletivo aberto para Instrutor II com atuação em Camaçari
Emprego 17 de maio às 13:34

Sistema Fieb tem processo seletivo aberto para Instrutor II com atuação em Camaçari

Secretário da Fazenda de Camaçari é internado e será submetido a procedimento cirúrgico
Geral 17 de maio às 13:27

Secretário da Fazenda de Camaçari é internado e será submetido a procedimento cirúrgico

Em 2027, Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de futebol
Esporte 17 de maio às 12:24

Em 2027, Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de futebol

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.