Fique conectado conosco
BNI_AMARELO_728x90_SAIBA-COMO-PARTICIPAR
BANNER-728x90px
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_

Política

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

As pautas foram debatidas na sessão especial desta quarta, em alusão ao Dia do Trabalhador.

Mariane Sena

Publicado

em

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Receba notícias no Telegram WhatsApp

O plenário da Câmara Municipal de Camaçari nesta quarta-feira (8) foi cenário para um debate em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado no último dia 1º. A sessão especial, requerida pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), reuniu representantes sindicais e autoridades políticas, bem como trabalhadores de distintas fábricas do setor industrial da cidade.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Vereador Dentinho do Sindicato. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“É uma sessão que fazemos todos os anos com o intuito de discutir com os trabalhadores as demandas trabalhistas. Um momento também de escuta e de alerta, que sempre desencadeia novos rumos e discussões que visam fomentar os direitos da classe”, explica Dentinho.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080

Ao Destaque1, o parlamentar também salientou que este ano, em virtude de um novo período que o município vivencia, a temática abordada, “Os impactos da chegada de novas empresas para o mercado de trabalho e a economia em Camaçari”, contempla essa realidade. “Mudamos o tema porque Camaçari vive um novo momento, com a chegada de três fábricas muito importantes”, garante o parlamentar.

As empresas mencionadas pelo petista são a Sinoma Wind Power Blade (Brazil), maior produtora independente de pás eólicas do mundo. De acordo com Dentinho, a chinesa já conta com 300 funcionários, e até outubro esse quantitativo poderá chegar a 800. Entra na lista a Goldwind, fornecedora de turbinas eólicas, e a Build Your Dreams (BYD), fabricante de veículos elétricos.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Um dos principais desafios citados pelo vereador diz respeito à cultura trabalhista do país, situado na Ásia Oriental e considerado uma das mais antigas civilizações do mundo. Nesse contexto, ele reforça que o investimento no público feminino precisa ser instigado.

“Estamos tentando, sobretudo com a BYD, reforçar o investimento na mão de obra feminina, mostrar para os chineses que a mulher brasileira, a mulher baiana, pode sim atuar na indústria, nas áreas de produção. O foco é desmistificar padrões e estereótipos”, garante Dentinho.

“Eles não queriam, por exemplo, ninguém acima de 40 anos, não queriam mulheres, mas estamos discutindo isso aí e estamos conseguindo infiltrar essas barreiras”, adita.

A qualificação da mão de obra foi outro ponto crucial. O vereador Ivandel Pires (União) ressalta que Camaçari precisa deixar de ser apenas uma absorvedora de grandes empresas.

“A maioria das pessoas do Polo Petroquímico que ganham acima de R$ 4 mil, eles não vivem em Camaçari, ou ele pega a BR, ou ele pega a Via Parafuso para irem para suas casas. É preciso trazer oportunidades para nossos jovens estarem aptos para grandes cargos […]. Nós não podemos, de jeito nenhum, deixar que Camaçari seja apenas uma absorvedora de empresas de grande porte. A empresa vem aqui absorver tudo aquilo que ela acha por direito absorver, e a nossa mão de obra fica cada vez mais escassa”, pontua Ivandel.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Vereador Ivandel Pires. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Para o parlamentar, a unidade dos governos será um diferencial nos resultados positivos.

“Pedir aos nossos governantes a união nesse momento para melhorar e capacitar ainda mais a mão de obra de Camaçari, para a gente não perder espaço para o pessoal de fora. Porque se a BYD não comprar no nosso comércio local, não usar a mão de obra local, as empresas prestadoras de serviço, que a gente chama de terceiras, não serem de Camaçari, a gente vai pegar tudo de Camaçari e dar ao povo de fora novamente. Aí fica o filho do chefe é o futuro chefe, e o filho do peão é o futuro peão, a gente tem que parar com isso. Temos condições de lutar por isso, eu sou prova viva disso”, finaliza Pires.

Presente no encontro, o pré-candidato a prefeito Luiz Caetano (PT) criticou a ausência da maioria dos vereadores da base.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Pré-candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“É ruim não estar aqui os 20, os 21 vereadores. Era bom que estivesse todo mundo. Isso aqui é para toda a cidade. Dialogar com toda a cidade, dialogar com todo o estado, dialogar com todo o Brasil. Eu fui secretário do Estado, fui deputado estadual, foi vereador duas vezes aqui nesta Casa e, se Deus quiser, vou ser o prefeito, e estou dizendo aqui que comigo vai ser diferente”, afirma.

O vereador Tagner Cerqueira (PT) fez duras censuras à gestão do prefeito Elinaldo Araújo (União). Conforme o edil, até o momento, apenas o Governo do Estado tem mostrado empenho em promover formações para capacitar os cidadãos camaçarienses, sobretudo na atuação da BYD. Ele assegura que o comandante do ‘time azul’ é “contra os trabalhadores”.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Vereador Tagner Cerqueira. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“A gente vive um momento, de fato, de reconstrução do Brasil. Com Luiz Inácio Lula de volta já foram gerados mais de 2 milhões de empregos, além da igualdade salarial e outras demandas conquistadas pelo nosso presidente. A gente saiu de um governo que não dialogava e começa a respirar um novo momento. Trazendo para a realidade de Camaçari, o Governo do Estado tem apostado na formação junto ao Cimatec. Mas a Prefeitura também precisa fazer seu trabalho. A Prefeitura até agora não apresentou nenhum curso de qualificação e ficam cruzando os dedos para que a BYD dê errado, mas não vai dar, já deu certo. Elinaldo tem nove anos massacrando os trabalhadores, os servidores. A gente não pode aventurar um terceiro mandato político que é contra os trabalhadores”, provoca Tagner.

A presidente da Central única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Maria Madalena de Oliveira Firmo, reforçou a fala do vereador Ivandel Pires ao evidenciar a qualidade de vida da população local.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Maria Madalena de Oliveira Firmo. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

“A chegada de empresas, de fábricas para Camaçari, não está chegando por acaso, porque Deus mandou vir. Está chegando porque existe um processo de reconstrução do país […]. Nós não podemos ter apenas aquelas pessoas com bons salários, que às vezes nem é de Camaçari. E os trabalhadores de Camaçari, o povo de Camaçari, continuar morando em uma casa difícil de morar, com condições inadequadas, continuar sem ter saúde digna, educação digna. Volto a dizer, o desenvolvimento não é apenas a chegada de uma fábrica, mas o que ela pode gerar de melhorias para todos no entorno”, avalia.

Cenário

O advogado trabalhista do corpo jurídico do Sindiquímica Clériston Bulhões fez um balanço da conjuntura do país ao relembrar o período de pandemia e os confrontos que vieram com ele.

“Temos que retornar para entender o momento atual, e assim planejar o futuro. Saímos de uma pandemia que mudou, chocou e parou o mundo, que transformou nossa forma de viver, trabalhar, agir. A pandemia não trouxe somente a questão do home office, mas mudou a questão do emprego, pois várias empresas tiveram que mudar o modo de lidar com seus trabalhadores, com a sociedade. Temos um conjunto de fatores que precisam ser levados em conta. Perda de mão de obra, aumento de custos, alta enorme do desemprego, inflação, várias empresas fecharam”, inicia Bulhões.

Camaçari: mão de obra local e feminina é uma das principais demandas na chegada de novas empresas

Clériston Bulhões. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O advogado também cita a reforma trabalhista e a reforma previdenciária como desafios a serem administrados. “Paralelo a isso, tivemos uma reforma trabalhista com uma grande mortificação dos direitos. A curto prazo ela ainda não é sentida, mas a longo prazo, em contrapartida, temos a reforma previdenciária que já é sentida, muita gente sem conseguir a sonhada aposentadoria”, pontua.

Como sugestão aos sindicalistas presentes, Bulhões deixou um alerta. “No caso dos sindicatos, terem um olhar mais voltado para os contratos coletivos, acordos coletivos, as convenções, com o intuito de proteger os direitos coletivos. O chinês tem uma cultura diferente, é preciso saber trabalhar e lidar para não se tornar uma disputa de culturas, mas uma interação entre as culturas, para que possam atuar juntas sem ferir o direito dos trabalhadores”, instiga.

Também participaram da sessão especial desta quarta o técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Bahia, Gustavo Palmeira; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), Alfredo Santos; o presidente do Sindicato dos Borracheiros de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana (Sindborracha), Josué Pereira; o presidente do Sindicato dos Rodoviários Metropolitano do Estado da Bahia (Sindmetro Bahia), Mário Cleber; a diretora do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), professora Ana Carla Fagundes; e outras representações atuantes no município.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Gapar realiza campanha de vacinação na Gleba E neste domingo
Geral 18 de maio às 19:27

Gapar realiza campanha de vacinação na Gleba E neste domingo

Homem é preso após agredir e colocar fogo no apartamento de companheira em Vila de Abrantes
Segurança 18 de maio às 12:41

Homem é preso após agredir e colocar fogo no apartamento de companheira em Vila de Abrantes

Dudu do Povo é internado com dores abdominais em hospital de Salvador
Camaçari 18 de maio às 12:23

Dudu do Povo é internado com dores abdominais em hospital de Salvador

Semu lança Projeto de Acolhimento para Mães Atípicas
Camaçari 18 de maio às 11:25

Semu lança Projeto de Acolhimento para Mães Atípicas

Bahia tem 137 municípios em risco de desastres ambientais, aponta levantamento
Geral 18 de maio às 10:55

Bahia tem 137 municípios em risco de desastres ambientais, aponta levantamento

Caetano promove debate sobre saúde em edição especial do 'Diga Aí'
Política 18 de maio às 10:11

Caetano promove debate sobre saúde em edição especial do ‘Diga Aí’

Sete campeonatos de futebol movimentam o fim de semana na orla e sede de Camaçari
Esporte 18 de maio às 9:37

Sete campeonatos de futebol movimentam o fim de semana na orla e sede de Camaçari

Cleiton Pereira protocola pedido de cassação de Elinaldo
Política 18 de maio às 9:29

Cleiton Pereira protocola pedido de cassação de Elinaldo

Prefeitura apresenta modelo de Hospital Municipal em 27 de maio, diz Flávio Matos
Camaçari 18 de maio às 9:13

Prefeitura apresenta modelo de Hospital Municipal em 27 de maio, diz Flávio Matos

Obras do artista José Morea serão expostas na Ufba a partir de terça
Cultura e Entretenimento 18 de maio às 8:00

Obras do artista José Morea serão expostas na Ufba a partir de terça

Braskem lança tour virtual das fábricas em Camaçari; saiba mais
Geral 17 de maio às 18:00

Braskem lança tour virtual das fábricas em Camaçari; saiba mais

‘Dia D nas Escolas’ promove atividades para pais e alunos em Lauro de Freitas neste sábado
Educação 17 de maio às 16:50

‘Dia D nas Escolas’ promove atividades para pais e alunos em Lauro de Freitas neste sábado

Avanço: Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos decretam greve por tempo indeterminado
Mobilidade 17 de maio às 16:33

Avanço: Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos decretam greve por tempo indeterminado

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari
Oportunidade 17 de maio às 16:11

SineBahia: veja vagas de emprego para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari

Baiano Renilton Rosário lança livro sobre liderança no Shopping Bela Vista
Cultura e Entretenimento 17 de maio às 16:02

Baiano Renilton Rosário lança livro sobre liderança no Shopping Bela Vista

Legado do médico baiano Elsimar Coutinho ganha destaque em cerimônia paulista
Geral 17 de maio às 15:33

Legado do médico baiano Elsimar Coutinho ganha destaque em cerimônia paulista

Lula sanciona seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito
Brasil 17 de maio às 15:11

Lula sanciona seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito

Correios suspendem temporariamente envios de roupas para o Rio Grande do Sul
Geral 17 de maio às 14:11

Correios suspendem temporariamente envios de roupas para o Rio Grande do Sul

Copa América: atletas e treinadora de Camaçari integram convocação definitiva da Seleção Brasileira Feminina
Esporte 17 de maio às 14:06

Copa América: atletas e treinadora de Camaçari integram convocação definitiva da Seleção Brasileira Feminina

Sistema Fieb tem processo seletivo aberto para Instrutor II com atuação em Camaçari
Emprego 17 de maio às 13:34

Sistema Fieb tem processo seletivo aberto para Instrutor II com atuação em Camaçari

Secretário da Fazenda de Camaçari é internado e será submetido a procedimento cirúrgico
Geral 17 de maio às 13:27

Secretário da Fazenda de Camaçari é internado e será submetido a procedimento cirúrgico

Em 2027, Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de futebol
Esporte 17 de maio às 12:24

Em 2027, Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de futebol

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.