O novo projeto itinerante do governo da Estado, Cidadania Rural, que promove a emissão de documentos para moradores da zona rural, teve início nesta sexta-feira (3), em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O projeto, realizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), aconteceu no Quilombo Pitanga dos Palmares.
Com o objetivo de combater a invisibilidade cidadã na zona rural e reduzir o número de pessoas sem acesso à documentação básica, foram ofertados, gratuitamente, serviços de emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), RG (1ª e 2ª via), Cadastro de Pessoas Físicas, além de orientação Jurídica Previdenciária e processos formativos e educacionais através de palestras e oficinas.
Ainda houve presença da biblioteca móvel, que proporcionou a circulação de livros e incentivo à comunidade local à leitura.
Segundo o Superintendente de Agricultura Familiar (Suaf) da SDR e proponente do projeto Cidadania Rural, Euzimar Cordeiro, “foram cerca de 300 documentos emitidos que vão levar cidadania, direitos como acesso a créditos, e outras políticas que desenvolvem o rural baiano”.
A ação integra o Programa Bahia Sem Fome e visa percorrer os 27 territórios de identidade. Nesta primeira etapa, até julho, 10 territórios serão beneficiados com caravanas nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, São Felix, Seabra, Queimadas, Itiúba, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana, Teofilândia, Conceição do Coité, Mairi, Crisópolis, Nova Soure, Adustina e Teolândia.