O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quarta-feira (13), através das redes sociais, que a distribuição de absorventes gratuitos para estudantes da rede estadual através do programa Dignidade Mentrual deve ser iniciada em novembro.
“Política é cuidar de gente. Já licitamos e vamos oferecer, a partir de novembro, um kit de absorventes descartáveis para nossas alunas. Não queremos que as meninas faltem a escola pela ausência de um elemento básico de higiene pessoal”, declarou o governador.
O programa foi lançado por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), visando a distribuição de absorventes descartáveis para 225 mil estudantes regularmente matriculadas na rede estadual de ensino, em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos.
Além da entrega dos absorventes, o programa Dignidade Menstrual também contempla uma série de iniciativas que pedagogicamente abordam o tema nas escolas. A SEC já fomenta ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Situações de Agravos à Saúde nas Unidades Escolares através da temática transversal Educação para a Saúde – Saúde na Escola, constituindo-se este como um dos temas integradores do Documento Curricular Referencial da Bahia.







