A Secretaria de Saúde de Dias d’Ávila (Sesau) recebeu na manhã desta segunda-feira (19) 20 kits contendo webcams e caixinhas de som para a implantação do Projeto TeleNordeste no município.
Os equipamentos serão instalados e utilizados em todas as 15 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, por meio das 20 equipes de estratégia de saúde da família. Os materiais foram doados pelo Hospital Sírio-Libanês após a Sesau aderir ao programa.
O TeleNordeste funciona também em parceria com o Ministério da Saúde e com os governos estaduais, por meio das Secretarias de Saúde de cada estado. Em Dias d’Ávila, o projeto ofertará, via telemedicina, o atendimento de especialistas nas áreas de ortopedia, pediatria, dermatologia, neurologia, endocrinologia e cardiologia.
De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Martins, os equipamentos visam dar apoio aos profissionais médicos da Sesau em relação às especialidades médicas com o Hospital Sírio-Libanês, sem a necessidade de os pacientes serem encaminhados para atendimentos presenciais com os especialistas, pois o profissional de Atenção Primária do município identifica a necessidade de cada paciente, agenda a teleconsulta e no dia marcado estará conectado em tempo real com os especialistas do Sírio-Libanês, junto ao paciente.
O governo municipal defende que a implantação da telemedicina na rede pública de saúde contribuirá para a diminuição do tempo de espera para consulta com especialistas, além de desafogar a busca por esse tipo de serviço na fila da regulação do Estado, liberando vagas para outros pacientes.