Geral
Câmara: parlamentares debatem modernização da Feira e parcelamento de dívidas de permissionários

Publicado
em
Por
Camila São José
Fechado há dois dias, o Centro Comercial foi tema de discussão hoje (19) na Câmara Municipal de Camaçari. Vereadores utilizaram a tribuna para criticar a decisão judicial que determinou o fechamento, defender alternativas e apontar necessidade de mudanças na atual estrutura da Feira.
O vereador Oziel Araújo (PSDB) acredita que é preciso pensar na modernização do local e criticou como o assunto tem sido conduzido por alguns políticos. “A Feira hoje em Camaçari, infelizmente, está sendo instrumento de política […]. O Centro Comercial, onde tudo acontece, precisa ser discutido e essa discussão passa por esta Casa. Nós não podemos deixar a economia que mais emprega em Camaçari fique obsoleta”.
O processo contra o governo municipal para a cobrança das taxas de água e luz vem desde 2015 e para o vereador Jackson Josué (PT) a responsabilidade do fechamento do Centro Comercial é do grupo político do prefeito Elinaldo Araújo (DEM). “Faltou responsabilidade, quem está falando isso não é o vereador de oposição não, é o juiz da vara”, enfatizou. “Fecharam três vezes essa Feira na gestão do prefeito que se dizia feirante”, completou.
O líder da bancada governista, vereador Zé do Pão (PTB), em resposta ao petista ratificou que o equipamento é de responsabilidade de toda gestão, independente de grupo político. “A Feira é de responsabilidade do prefeito Elinaldo, desta Casa, da Justiça, da vossa excelência”, pontuou ao dizer que a atual administração municipal combateu a criminalidade no Centro Comercial e que a intenção de fechar o espaço é do ex-deputado federal Luiz Caetano. “É ele que quer fechar a Feira”.
Colega de bancada de Jackson, o vereador Marcelino (PT) criticou o governo ao afirmar que não é cabível colocar a culpa nas gestões do Partido dos Trabalhadores nem dizer que os cinco vereadores de oposição estão impedindo a prefeitura de executar as suas funções.

Centro Comercial de Camaçari. Foto: Hyago Cerqueira
“Ele [o prefeito] tem 16 vereadores aqui nessa Câmara, ele faz o que quiser […]. É lamentável a situação da Feira, o prefeito precisa ir lá na Feira não pra dizer que Caetano é o culpado, mas agir como prefeito, sentar na mesa para resolver”, disparou. “Sexta-feira quando ele soube da notícia, ele tinha que ter ido para cima do juiz, junto com os feirantes”, reclamou Dentinho do Sindicato (PT).
Para o vereador Flávio Matos (DEM) esta foi uma decisão arbitrária, “sem embasamento”, já que algumas decisões determinadas pela Justiça foram cumpridas como o reordenamento, a limpeza, segurança e a criação da brigada de incêndio. O 1º secretário acredita que existem outros meios de cobrar os créditos devidos dos comerciantes que não sejam fechar a Feira.
Quanto a isso, o vereador Pastor Neilton (PSB) defendeu uma possível negociação das dívidas de comerciantes que não pagaram as devidas taxas. “Teria que existir uma negociação com os feirantes inadimplentes, que não pagaram as taxas definidas pela Justiça, saber qual foi a causa, o motivo que não conseguiram pagar a taxa”, falou.

Segundo dia da Feira de Camaçari fechada. Foto: Hyago Cerqueira
Já o líder da oposição, vereador Teo Ribeiro (PT), afirmou que os feirantes poderiam ter sido isentos das taxas caso o poder executivo tivesse enviado para a Casa Legislativa um projeto de lei prevendo a não cobrança dos preços públicos. “Se o prefeito Elinaldo quisesse resolver o problema da Feira, já tinha resolvido”, disse.
Pastor Neilton ressaltou ainda que boa parte dos produtos comercializados no Centro Comercial são perecíveis e questionou como será o ressarcimento destas mercadorias. “A maioria dos produtos vendidos na Feira são perecíveis, quem vai pagar esse prejuízo? Quem vai pagar a conta das mercadorias que estão estragando?”, indagou.
Por fim, a vereadora Cristiane Bacelar (PRB) delegou à culpa da atual situação da Feira de Camaçari às gestões passadas e criticou a “politicagem” feita com o tema por parte do PT, mas defendeu a união dos esforços dos vereadores para ajudar a solucionar o problema. “A gente precisa se unir em prol de toda a população”, destacou.
Leia Também
-
Clube Espanhol sediará quinta edição do Celebrar Salvador em setembro
-
Em visita ao Centro Comercial de Camaçari, Mirela Macedo reafirma compromisso com comerciantes
-
Com casa cheia, Câmara de Camaçari retoma trabalhos legislativos do segundo semestre nesta terça-feira
-
Moradores da Gleba A, Gleba E e Piaçaveira recebem escrituras gratuitas
-
TRE-BA nega recurso e mantém cassação do mandato de Val Estilos
-
Oficial: Manoel Jacaré é empossado como vereador de Camaçari
1 Comentário
Faça um comentário

“Ele não cuidou de Salvador e não conhece a Bahia”, dispara Jerônimo sobre ACM Neto

Base Comunitária sedia mais uma edição do Projeto Pai Presente em Camaçari

“Vai haver uma mudança de postura na Bahia a partir do próximo ano”, declara ACM Neto

Sesp já visitou mais de 25 bairros para fiscalizar descarte regular de lixo em Camaçari

Mulher é presa com submetralhadora e drogas em carro de aplicativo em Salvador

Seduc inclui Língua Inglesa e Educação Física nos anos iniciais do fundamental em Camaçari

Elevador Lacerda passará por manutenção em duas cabines a partir de segunda-feira

Encerramento da Semana da Juventude em Simões Filho terá Anna Catarina entre as atrações

Prefeitura de Candeias abre concurso público com 201 vagas para nível médio e superior

Projeto Sesau no Seu Bairro estará em Coqueiro de Arembepe este fim de semana

Eleições 2022: prazo para registro de candidatos termina segunda-feira

Vitória finaliza preparação para confronto contra o Brasil de Pelotas

Equipe de Camaçari participa do Torneio de Basquete 3×3 em Simões Filho

Dia dos Pais: 76% dos soteropolitanos pretendem comprar presente este ano

Cadastro de novos usuários do transporte universitário segue até segunda-feira

Rendimento médio dos trabalhadores na Bahia fica em R$ 1.711 no segundo trimestre de 2022

Sarau Seja + Amigas do Bazar ocupará o Open Center neste sábado

Shows de Cauã Vinicius, banda GPS e DJ Brunno Menezes prometem animar Arena 2 de Julho neste fim de semana

Mais dois foragidos da Justiça são capturados com ajuda de reconhecimento facial em Salvador

Elias
19 de março de 2019 at 15:17
Me deixe viu, aí fica um jogando a culpa no outro só de blá blá blá tirando de tempo e ninguém resolve ***** nenhuma e o comerciante/feirante no prejuízo, Elinada e seus comparsas enchendo suas contas de dinheiro e nisso vai ficar. Acorda povo!!!