A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Camaçari (Sedap), segue ao longo de setembro com o cadastro dos agricultores do município de forma que continuem sendo contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Os cadastros tiveram início no dia 8 de setembro e o prazo para efetuar o procedimento vai até 30 do mesmo mês. Até o momento, aproximadamente 130 pessoas realizaram o cadastro.
O PAA tem como proposta efetuar a compra da produção agrícola dos trabalhadores rurais, como legumes, verduras, frutas e hortaliças. Os alimentos adquiridos são direcionados para as instituições não-governamentais cadastradas na cidade, por meio do Banco de Alimentos de Camaçari e instituições diretamente atendidas pela Sedap.
De acordo com a equipe técnica da Sedap, foi realizado um planejamento estratégico para que não haja aglomeração e garantir todos os cuidados sanitários necessários durante o atendimento dos produtores rurais. Para tanto, os agricultores foram separados por microrregiões que, por sua vez, abrigam um conjunto de localidades, a exemplo de Tiririca e Cancelas.
Cabe ressaltar que para efetuar a inscrição é necessário que o cidadão apresente os seguintes documentos: original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência atualizado, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além do extrato da DAP, NIS/PIS/PASESP e o código de cadastro na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para que possam emitir a nota fiscal avulsa.
A expectativa da Sedap é beneficiar 300 profissionais da agricultura familiar. Caso a secretaria não consiga atingir essa meta, uma logística está sendo estruturada para que os cadastros possam ser realizados nas associações.
Em caso de dúvidas, o produtor tem à disposição para contato o telefone (71) 3622-7397. O atendimento no órgão acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.