Baianas, grupos culturais e charangas animam a lavagem de Barra do Pojuca

A água de cheiro lavou as ruas de Barra do Pojuca nesta sexta-feira (11) durante o cortejo em homenagem a São Francisco de Assis. Abrindo o ciclo de festas populares na orla de Camaçari, baianas, grupos culturais, moradores da comunidade e devotos seguiram até a Igreja Matriz, em um percurso de dois quilômetros ao som de charangas.

Morador de Barra do Pojuca e líder religioso da localidade, Pai Bochecha, conta que participa da lavagem há mais de três décadas e garante que esse momento é fundamental para manter viva a fé do povo da região, fomentar o turismo e gerar renda.

Pai Bochecha participada da lavagem há 37 anos. Foto: Hyago Cerqueira

A manutenção da fé nos santos católicos, nos santos de origem africana, nos inkisis [divindades do Candomblé da Nação Angola] e leva a comunidade ao movimento, o comércio a ganhar, a comunidade a ter seu trabalho, seu momento de renda e ter o seu momento ao sol, do movimento de pessoas que vem aqui reverenciar São Francisco de Assis.

O babalorixá lembra ainda como começou a participar dos festejos, quando tinha apenas 13 anos.

De acordo com a secretária de Cultura, Márcia Tude, o festejo em homenagem a São Francisco de Assis já é tradição para os residentes de Barra de Pojuca. “Estamos abrindo as lavagens tradicionais. Em homenagem ao nosso padroeiro, protetor dessa comunidade que é São Francisco de Assis, desejando uma boa colheita, uma boa pescaria, desejando que tenha fartura na mesa dessa população, desejando que tenha emprego, que tenha saúde, que tenha vida pulsante na cultura dessa região,” contou.

Márcia Tude e Elinaldo. Foto: Hyago Cerqueira

O prefeito de Camaçari,  Elinaldo Araújo (DEM) ressaltou a importância da festa profana no fomento da economia local, que voltou a ser realizada este ano na localidade. “Estamos voltado hoje com a festa profana para fomentar a economia local, e é importa que o povo esteja feliz, com toda orla participando, e a sede também”, ressaltou.

As comemorações seguem até segunda-feira (14), com os shows de Robert Cigano, Léo Ferreira, Samba do Pretinho, Seu Maxixe, Jerônimo, Tá ligado, Dá um Click, Dan Valente, Mitchell Brunnings, Rafael Brandão, Caio e Caique, Samba da Gente, Desejo de Paixão e Brasilian Boys.

Foto: Hyago Cerqueira
Grupos culturais também participaram da festa. Foto: Hyago Cerqueira
Charanga Big band. Foto: Hyago Cerqueira

Leia também

Mitchell Burnnings, o “Bob Marley Holandês”, se apresenta domingo na Lavagem de Barra do Pojuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.