Atleta olímpico de vôlei de praia, Ricardo Santos recebe título de cidadão camaçariense

Hoje (17) em sessão especial no Teatro Alberto Martins, a partir das 9h, o campeão olímpico de vôlei de praia, o soteropolitano Ricardo Santos, será homenageado pela Câmara Municipal de Camaçari com o título de cidadão camaçariense.

Segundo o presidente da Casa, vereador Jorge Curvelo (DEM), a concessão da honraria foi um pedido do secretário de Turismo, Gilvan Souza, já que o atleta teria sido um dos principais responsáveis pela realização do Circuito Costa de Camaçari na praia de Guarajuba, evento esportivo que contempla a etapa do Sul-Americana e que influencia na classificação olímpica e rankeamento dos atletas para a seletiva das Olimpíadas de Tóquio 2020. Os jogos começaram ontem (16) em uma arena montada entre Guarajuba e Monte Gordo e seguem até domingo (21).

“O nosso secretário de Turismo, Gilvan, nos deu a explicação de que ele foi um dos responsáveis em trazer este evento grandioso para Camaçari, que inclusive, salve engano, será eliminatória para as próximas Olimpíadas. Então, foi um esforço deste atleta que buscou trazer esse torneio para Camaçari e nada melhor do que fazer essa justa homenagem a ele, já que ele traz tão importante evento para cá. Lembrou de Camaçari, achou Camaçari uma cidade propícia ao evento, então nós resolvemos homenageá-lo”, explicou Curvelo em entrevista ao Destaque1.

O projeto de resolução n° 001/2019 foi colocado em votação e aprovado por todos os vereadores na sessão desta terça-feira (16), no Alberto Martins.

Conforme regimento interno da Câmara Municipal, as honrarias podem ser concedidas a personalidades nacionais ou estrangeiras, radicadas no Brasil, comprovadamente merecedoras e com relevantes serviços prestados ao Estado ou ao município. O título de cidadão camaçariense é destinado a agraciar a todos que se destacaram na prestação de relevantes serviços.

Ricardo Santos

Ricardo Alex Costa Santos, 44 anos, é o único atleta, ao lado do ex-companheiro de quadra Emanuel, a conquistar três medalhas olímpicas de vôlei de praia no mundo. Ricardo iniciou a carreira em 1994, influenciado pelo primo Paulão e de lá para cá foram inúmeros títulos. Atualmente mora e treina em João Pessoa (PB).

O atleta baiano foi ouro em Atenas/2004, prata em Sydney/2000 e bronze em Pequim/2008, e quinto em Londres/2012; campeão mundial em 2003 e vice em 2001, 2011 e 2013; hexacampeão do Circuito Mundial (2000, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007) e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2007.

Nesses 25 de carreira, Ricardo Santos já dividiu quadra com Emanuel, Pedro Solberg, Márcio, Pedro Cunha, André Stein, norte-americano William Priddy e atualmente joga ao lado de Álvaro Filho. No entanto, revela que sonha em se aposentar após jogar ao lado do filho Pedro Henrique, que na temporada 2018/2019 faz dupla com Marcus Carvalhaes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.