Segurança
Até fim de março, Cicom contabiliza mais de 80 mil trotes
Oficiais de segurança alertam para prejuízos da prática ao tempo resposta em emergências.
Publicado
em
Por
RedaçãoDe janeiro ao último dia 25 de março, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretária da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) recebeu 83.794 trotes. Esse número corresponde a cerca de 20% do total de chamados de emergência recebidos por órgãos como o Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No ano de 2023, os trotes contabilizaram 233.039 das chamadas recebidas. A coordenadora de teleatendimento da Stelecom, tenente PM Divaneide de Andrade Costa, destacou que trote é crime. “De acordo com o artigo 340 do código penal, levar informações falsas a órgãos governamentais é crime, o trote é crime, com pena de três meses a um ano de detenção e multa. A próxima pessoa a precisar do atendimento pode ser você”, explicou a militar.
Para o subtenente BM Cristiano Cardoso, o trote é uma atividade perigosa. “Prejudica o nosso tempo resposta, que é em torno de 15 minutos, pois, por causa do grande número de trotes, precisamos fazer uma investigação e confirmar todos os chamados, verificar a veracidade do fato, o que reduz o nosso tempo resposta, e esse pode ser o diferencial para quem está precisando dos nossos atendimentos”, concluiu.
O trote é qualquer acionamento indevido que não justifique um atendimento de urgência ou emergência.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Em menos de 24h, sistema de reconhecimento facial da SSP flagra oito foragidos da Justiça
-
Homem executado a tiros no Verdes Horizontes ainda não foi identificado
-
Suspeito de estelionato é preso em condomínio de Vilas de Abrantes
-
Procurado por roubo é localizado em evento gospel de Camaçari
-
Sem identificação formal, corpo de homem com marcas de tiro é encontrado na Cetrel
-
Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado em Simões Filho