Fique conectado conosco
BANNER-728x90-02-1
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_
Camacari_MAES_NAMORADOS_Destaque1_728x90px

Entrevistas

“A gente vem pra dar trabalho”, crava Márcio Franklin

Em entrevista ao Destaque1, o empresário e pré-candidato a vereador fala sobre propostas e história com Camaçari.

Isabella Mota e Mariane Sena

Publicado

em

"A gente vem pra dar trabalho", crava Márcio Franklin
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

O cenário político de Camaçari está ganhando novos nomes, sobretudo na disputa por uma cadeira no Poder Legislativo. Um forte exemplo é o empresário, professor e historiador Márcio Franklin, também conhecido como Márcio da Autoescola, estreando na corrida eleitoral como pré-candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD). Em entrevista ao Destaque1, o político revela sua trajetória e história com o município, além das propostas de mandato e projeções para o período de campanha.

Márcio, que se consolidou no ramo de autoescola em Camaçari há mais de 20 anos, atualmente é proprietário da autoescola Radial. O anúncio de sua pré-candidatura foi feito em um dia importante na cidade, 7 de janeiro, data que marca os festejos em honra ao padroeiro São Thomaz de Cantuária. Na ocasião, ele estava ao lado do pré-candidato a prefeito Luiz Caetano (PT), líder político que apoia incondicionalmente e confia a vitória nas urnas.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080

Ao longo da conversa, o empresário também destacou que foi criado no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. De origem humilde, se diz grato pelos bons frutos que segue colhendo em solos camaçarienses. Atualmente, Márcio mora no Jardim Limoeiro, mas já residiu no Bairro Novo e em Jauá, orla do município. Ele garante que pretende retribuir a boa acolhida com projetos para beneficiar a população, e por isso concorre a uma vaga na Casa Legislativa.

"A gente vem pra dar trabalho", crava Márcio Franklin

Márcio Franklin, pré-candidato a vereador. Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Destaque1 — Quem é Márcio Franklin?

Márcio Franklin Márcio é, hoje, empresário na cidade, mas Márcio é soteropolitano, casado, 46 anos de idade, historiador, coisa que muita gente não sabe. Sou professor de História e estou empreendendo em Camaçari já há 20 anos. Proveniente de família humilde, já falei aqui em algumas entrevistas. Quem conhece Salvador sabe, Subúrbio Ferroaviário, Fazenda Grande do Retiro, San Martin, Saboeiro são bairros de periferia e que têm uma população que realmente rala para poder sobreviver. Lá na Fazenda Grande do Retiro mesmo, na época do ensino infantil, do ensino médio, no dia que a ponte caía, não tinha como ir para a escola, porque não tinha passagem. Mas aí, felizmente, a gente estudou, conseguiu vencer, como a gente costuma dizer. Então, esse é um breve resumo de quem é Márcio.

D1 — Por que o senhor decidiu se candidatar a vereador?

Assista:

YouTube video

D1 Caso seja eleito, quais propostas pretende defender no Poder Legislativo?

Assista:

YouTube video

D1 — Como avalia o trabalho desenvolvido atualmente na Câmara Municipal?

MF — A Câmara, hoje, eu digo que ela é meramente um apêndice da Prefeitura de Camaçari. Quem entende um pouquinho de corpo humano sabe o que significa um apêndice na vida de um ser humano. Eu acho que os vereadores precisavam trabalhar um pouco mais, trazer projetos que fossem eficazes pra população e principalmente fiscalizar de forma adequada o município de Camaçari. Deixar de simplesmente ser meros coadjuvantes e se tornar atores principais, com algumas exceções que a gente visualiza hoje na Câmara. Mas a grande maioria hoje é apoio do prefeito Elinaldo, e a gente sabe que comunga das suas ideias, de suas ações.

A exemplo, agora, do que nós vimos aqui nas praças, na reforma do Centro Histórico de Camaçari. Não houve diálogo, foi simplesmente algo imposto, e o comércio que vai sofrer durante todo esse período aí. É uma obra pra 12 meses, mas se a gente tem experiência em obras, eles estão prometendo três meses, já ouvi esse boato. Mas está lá na plaquinha: “Entrega 31 de dezembro”. Pela experiência de obras inacabadas que nós temos aqui, vide ponte nos 46, próximo ao antigo posto do papagaio, a gente já sabe o que nos aguarda aí nos próximos meses.

D1 — Como imagina que será a sua campanha eleitoral?

MF A campanha, não tenho dúvida que vai ser uma campanha bem sucedida, porque nós já estamos trabalhando com o planejamento desde maio do ano passado. Nós só anunciamos a pré-campanha exatamente em 7 de janeiro. Aproveitamos a procissão de Thomaz de Cantuária para estar anunciando o Márcio pré-candidato a vereador, mas é algo que a gente já vem trabalhando nos bastidores, nós já temos uma equipe, nós já temos uma assessoria, nós já temos o nosso sindicato trabalhando. Quando digo “nosso sindicato”, o Sindicato das Autoescolas, trabalhando em prol disso desde maio de 2023, então não foi algo que a gente resolveu do dia para a noite, no apagar das luzes, “Ah, eu vou me jogar aqui agora de paraquedas para ver se vai dar certo”. Então, é uma campanha que tem tudo para ser exitosa, porque nós temos planejamento, nós temos organização, nós temos objetivo a atingir.

Eu não tenho dúvida que nós vamos conseguir. Vai ser trabalhoso, eu não tenho dúvida, inclusive eu digo sempre à minha equipe. Ganhar é o mais difícil, mas eu acredito nessa possibilidade por tudo que a gente vem desenvolvendo. E por tudo aquilo, por todos os ‘zumzum’ que a gente vai ouvindo aqui, acolá, os atores da política falando. Então, cuidado, fique esperto ali, porque a gente sabe, e aí é uma análise da própria equipe. Márcio não vem como um candidato despreparado e não vem sem apoio. Márcio hoje é um candidato preparado para trabalhar por Camaçari, por todo seu histórico, por toda sua formação e por todo apoio que tem por trás hoje da nossa pré-campanha. Então, a gente vem pra dar trabalho, isso aí não tenha a menor dúvida.

D1 — Por que decidiu apoiar o pré-candidato a prefeito Luiz Caetano (PT)?

Ouça:

"A gente vem pra dar trabalho", crava Márcio Franklin

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

D1 — De que forma tem contribuído com a pré-campanha de Caetano?

MF — Olha, a gente tá fazendo visita, a gente tá fazendo reuniões, nós estamos participando do ‘Diga Aí’, a gente tá ouvindo o povo na rua e levando as demandas. Além disso, como eu mencionei aqui, a gente tá participando do planejamento do programa de governo, levando ideias, levando sugestões pra que o nosso pré-candidato chegue municiado ao vencer no dia 6 de outubro, que isso eu não tenho dúvida nenhuma.

Às vezes, quando as pessoas perguntam assim: “Mas, Márcio, como é que você não tem dúvida?”,  e eu digo: “Eu tô na rua, eu frequento a feira, eu frequento o centro, eu tô no dia a dia com o meu aluno”, e quando você fala o nome “Elinaldo”, a resposta é sempre negativa. Então, eu acho que, Caetano, além de ser o melhor projeto, é uma pessoa bem melhor com relação à visibilidade, a empatia, o carisma que se tem para a população de Camaçari. Basta você observar ele no dia a dia, nas ruas de Camaçari, no ‘Diga Aí’, a receptividade que ele tem. Basta você parar para analisar como foi o lançamento da pré-campanha dele no dia 1º de março, o estouro que foi. A cidade praticamente parou para o lançamento da campanha de Luiz Caetano. Então é por isso que eu digo que eu não tenho dúvida que no dia 6 de outubro ele vai sair exitoso. Às vezes eu brinco com ele, e digo: “Eu não tenho a certeza que eu ganho como eu tenho a certeza que você ganha. Isso aí para mim é fato”. Para mim é fato que Luiz Caetano será o novo prefeito de Camaçari no dia 6 de outubro. Acho que a partir de 10h da noite a gente já pode comemorar lá na Bomba.

D1 — Para finalizar, fique à vontade para deixar uma mensagem e fazer suas considerações finais.

MF Primeiro, pedir ao povo de Camaçari que pense, que reflita o que nós passamos aqui ao longo dos oito anos em todas as áreas, saúde, transporte, educação. Para que possa, realmente, no dia 6 de outubro, votar de forma consciente, saber escolher, porque hoje o eleitor tem a sua principal arma, que é o voto. Através do voto, a gente consegue transformar, e para transformar essa cidade é preciso repensar o que foi o governo Elinaldo e levar em consideração tudo aquilo que foi passado ao longo desse período. Então essa é a mensagem que eu deixo para o nosso povo, para a nossa população. Se a população deseja renovar, mudar, eu acho que o nome da mudança chama-se Luiz Carlos Caetano, e Márcio vem colaborar nessa jornada, participando também dessa pré-campanha, como vereador. Esperando no dia 6 de outubro, também estar eleito junto com o nosso futuro prefeito para trabalhar em conjunto, para reerguer essa cidade. É isso que a gente precisa. A fé está aí, a esperança, ela está aqui em todos nós, e quem acredita na mudança acredita em Luiz Caetano, acredita em Márcio, e é para isso que a gente vai trabalhar.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Itamar Vieira e Luciany Aparecida reúnem multidão na Bienal do Livro Bahia
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 23:20

Itamar Vieira e Luciany Aparecida reúnem multidão na Bienal do Livro Bahia

Mestre Bule Bule lança 'Cordéis Antológicos' na Bienal do Livro Bahia
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 22:06

Mestre Bule Bule lança ‘Cordéis Antológicos’ na Bienal do Livro Bahia

Bienal do Livro Bahia: Programação infantil é colorida por memórias ancestrais
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 22:01

Bienal do Livro Bahia: Programação infantil é colorida por memórias ancestrais

Seletiva nacional do Campeonato Norte/Nordeste de Optimist começa na terça em Salvador
Esporte 26 de abril às 18:00

Seletiva nacional do Campeonato Norte/Nordeste de Optimist começa na terça em Salvador

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador
Segurança 26 de abril às 16:39

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Projeto-piloto da feira livre do bairro Santo Antônio terá apoio do grupo ‘Mulheres das Enxadas’
Economia 26 de abril às 16:25

Projeto-piloto da feira livre do bairro Santo Antônio terá apoio do grupo ‘Mulheres das Enxadas’

'Show da Cufa' reúne Solange Almeida, Tayrone, Ana Catarina e Thiago Aquino em Lauro de Freitas
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 16:22

‘Show da Cufa’ reúne Solange Almeida, Tayrone, Ana Catarina e Thiago Aquino em Lauro de Freitas

CLN abre vaga exclusiva para pessoa com deficiência em Camaçari
Emprego 26 de abril às 15:16

CLN abre vaga exclusiva para pessoa com deficiência em Camaçari

Abril da Dança é marcado por oficinas artísticas gratuitas em Camaçari e segue até segunda
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 15:12

Abril da Dança é marcado por oficinas artísticas gratuitas em Camaçari e segue até segunda

Eleições: Oswaldinho não descarta possibilidade de montar chapa 'puro-sangue'
Política 26 de abril às 14:37

Eleições: Oswaldinho não descarta possibilidade de montar chapa ‘puro-sangue’

STT regulamenta táxis na cor branca para operarem no município
Camaçari 26 de abril às 13:13

STT regulamenta táxis na cor branca para operarem no município

Horto Florestal recebe projeto Eco Dança nesta sexta
Camaçari 26 de abril às 13:05

Horto Florestal recebe projeto Eco Dança nesta sexta

TCM aprova contas de 2022 da Secretaria de Saúde de Camaçari na gestão de Elias Natan
Política 26 de abril às 12:35

TCM aprova contas de 2022 da Secretaria de Saúde de Camaçari na gestão de Elias Natan

Em alerta laranja, Camaçari terá chuvas intensas até sábado
Geral 26 de abril às 12:09

Em alerta laranja, Camaçari terá chuvas intensas até sábado

Flávio acusa estado de suspender convênio com prefeitura e não pagar R$ 11 milhões ao município
Camaçari 26 de abril às 11:18

Flávio acusa estado de suspender convênio com prefeitura e não pagar R$ 11 milhões ao município

Evento de MMA acontece no Parque Shopping Bahia neste fim de semana
Lauro de Freitas 26 de abril às 10:59

Evento de MMA acontece no Parque Shopping Bahia neste fim de semana

Segunda audiência pública sobre revisão da Lei Orgânica Municipal será em Vila de Abrantes
Camaçari 26 de abril às 10:26

Segunda audiência pública sobre revisão da Lei Orgânica Municipal será em Vila de Abrantes

Dia D de vacinação contra a gripe acontece no Shopping Bela Vista neste sábado
Saúde 26 de abril às 9:51

Dia D de vacinação contra a gripe acontece no Shopping Bela Vista neste sábado

Arraiá do Horto: ingressos para segunda edição já estão disponíveis
Salvador 26 de abril às 9:28

Arraiá do Horto: ingressos para segunda edição já estão disponíveis

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Brasil 26 de abril às 8:23

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Simm tem 45 vagas de emprego para Salvador e Simões Filho nesta sexta; confira lista
Oportunidade 26 de abril às 8:15

Simm tem 45 vagas de emprego para Salvador e Simões Filho nesta sexta; confira lista

Inscrições para o concurso Kit Cultura Popular terminam nesta sexta
Cultura e Entretenimento 26 de abril às 8:00

Inscrições para o concurso Kit Cultura Popular terminam nesta sexta

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.