Fiquem conectados conosco

Educação

2ª Jornada Universitária consolida chegada de instituições de nível superior em Camaçari

Avatar

Publicado

em

Interessados em cursar graduações, bacharelados ou licenciaturas, marcaram presença hoje (21) na Cidade do Saber na 2ª Jornada Universitária de Camaçari. No Foyer do teatro, instituições instaladas no município montaram stands para apresentar os cursos oferecidos e até realizar matrículas para o período letivo 2019.1. A programação também trouxe palestras sobre a vida acadêmica.

No total, 14 instituições entre públicas e privadas participaram do evento. A faculdade Pitágoras esteve presente e para o coordenador comercial da instituição, Francis Adler, esse é o momento de apresentar tudo o que o grupo pode oferecer aos estudantes. O campus da Pitágoras em Camaçari fica ao lado do Boulevard Shopping, numa área de 2.500 m², com 35 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e lecionados por professores mestres e doutores.

“Vimos com 50 anos de mercado trazendo uma mudança para a economia tanto quanto para a parte educacional de Camaçari que a gente viu que estava muito carente em termos de universidade. Então, hoje somos a Pitágoras, a percursora do Grupo Kroton, onde a gente consegue trazer para o nosso futuro aluno aquela educação de qualidade”, pontuou Adler.

A estudante Ester Freire pretende cursar Medicina. Foto: Lenielson Pita

Além da Pitágoras, nomes como UFBA, UNEB, Unijorge, Unifacs, Famec, Unopar, SENAC e IFBA integraram o evento.

A estudante do 2º ano do ensino médio, Ester Freire, 18 anos, sonha com uma das graduações mais concorridas na área de saúde e viu na Jornada Universitária um meio para conhecer melhor as instituições de nível superior instaladas em Camaçari. “Penso em fazer medicina, estou aguardando o resultado do Enem. Aqui foi muito bom porque aprendi bastante e conheci várias faculdades”, destacou.

Ruan Santos aproveitou a Jornada Universitária para conhecer um pouco mais sobre as graduações na área de exatas. Foto: Lenielson Pita

Em outra área, Ruan Santos, 16 anos, estudante do 9º ano, já sabe que pretende cursar alguma graduação ligada a exatas. “Gosto muito de cálculo, quero fazer algo nessa área, até já trabalhei como mecânico, mas ainda não decidi qual o curso. A jornada ajudou a conhecer um pouco mais”, falou.

Para o sub-secretário de Educação, Márcio Vila Flor, a Jornada impacta diretamente na consolidação de um Polo

Universitário em Camaçari à medida em que o município passa a contar com uma grade diversificada de cursos, evitando a saída de alunos para outras cidades como Lauro de Freitas e Salvador.

“Então, com essa chegada do Polo é possível que eles estudem aqui. Isso inclusive impacta na vida dos nossos estudantes hoje que ainda estão concluindo o ensino fundamental, o ensino médio, porque eles começam a sonhar com a possibilidade de ingressar no ensino superior”, frisou.

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) reforçou a necessidade de pensar Camaçari para além do Polo Industrial e investir na educação de nível superior, mantendo os universitários na cidade.

Questionado sobre o campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o demista afirma dialogar com o governo estadual para fortalecer a instituição no município. Atualmente, a UNEB oferece apenas bacharelados em Ciências Contábeis e Direito.

“Nós temos dado todo o suporte à UNEB, temos bancado algumas despesas pela importância do nível superior. O Governo do Estado tem dificuldade de orçamento para pessoal, é natural todos os governos estão com dificuldade, mas nós temos que colocar a educação em primeiro lugar”, disse.

Elinaldo garantiu também manter conversa com o Governo Federal para garantir o envio de recursos para construção da sede própria da UFBA na cidade, campus Carlos Marighella, com ampliação da sua estrutura, dos cursos e número de vagas. A instituição iniciou as atividades este ano com o Bacharelado Interdisciplinar de em Ciência e Tecnologia e Inovação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, com 100 vagas.

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.