Fiquem conectados conosco

Geral

UBSs terão atendimento médico ampliado a partir deste fim de semana

Outra medida emergencial será a ampliação da UPA da Gleba A.

Avatar

Publicado

em

Foto: Tiago Pacheco

Em reunião com a equipe diretora da Secretaria da Saúde (Sesau) na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) tomou importantes decisões para ampliar o atendimento médico de urgência e emergência no município.

Para desafogar a superlotação provocada nas unidades de urgência e emergência de Camaçari, em decorrência do pico da Covid-19, principalmente na UPA da Gleba A, o governo ampliará a partir deste fim de semana a capacidade de atendimento médico na cidade.

Já neste sábado (20) e domingo (21), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ponto Certo, Gravatá e Gleba E atenderão das 7h às 19h, por demanda aberta, no formato de Pronto Atendimento. Durante a semana, todas as unidades de saúde continuarão com seu atendimento normal, com a diferença de que não será mais por agendamento, mas por demanda aberta.

“Com essa medida, pacientes com casos mais leves/pequenas urgências não precisarão ir para a UPA. Elas podem se dirigir para estas unidades, na qual teremos uma equipe em cada uma para atender a população”, explica o secretário da Saúde Elias Natan.

O prefeito reforça que tudo tem sido feito para oferecer melhores condições de atendimento à população, mas pediu o apoio de cada cidadão. “É importante que façamos cada um a nossa parte, precisamos unir forças. O governo está ampliando a oferta de atendimento médico, mas é necessário que cada pessoa cumpra as medidas sanitárias, usando as máscaras, evitando aglomerações e saindo realmente quando houver necessidade. Dessa forma, vamos reduzir a curva de crescimento dos casos da Covid”, reforçou.

Outra medida emergencial que passará a valer até domingo é a ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, com a montagem de uma estrutura móvel ao lado do imóvel já existente. Dessa forma, serão aprimoradas as condições de atendimento para os pacientes internados, além de melhoradas as condições de trabalho da equipe.

“Já está sendo montada. A equipe está trabalhando dia e noite para que domingo esteja pronta. Importante ressaltar que tudo isso só está ocorrendo por causa do pico de casos da Covid-19. Se todos estivessem tomando os cuidados preventivos necessários, não estaríamos vivendo esse momento de superlotação das unidades de emergência em todo o país, por falta de leitos nos hospitais para transferir os pacientes”, explicou Natan sobre a estrutura da UPA da Gleba A.

Essas medidas se somam às ações da Prefeitura de Camaçari na ampliação dos leitos de UTI Covid-19 hoje disponíveis no Hospital Santa Helena, passando de 10 para 15 até a próxima segunda-feira (22). Somando-se a isso, foi publicado um chamamento público para reabertura do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC), com 20 leitos clínicos para a Covid-19 e atendimento de pacientes sintomáticos por demanda aberta. Também está aberto um termo de credenciamento para contratação de mais cinco leitos de UTI Covid e mais 10 leitos clínicos Covid.

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.