Tireoide na gestação será tema de campanha da SBEM

Além de ser dedicado às mães, o mês de maio é voltado também ao alerta sobre as doenças da tireoide. Neste ano, para unir as duas temáticas, o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para a campanha da semana internacional da tireoide, que acontece de 20 a 25 de maio, é “Tireoide e gestação”.

Localizada na base do pescoço, a tireoide é responsável pela produção de dois hormônios: Tri-iodotironina e a tiroxina (T4). Durante o período inicial da gestação, há o desenvolvimento neurológico do bebê e isso depende de níveis adequados de hormônios tireoidianos. Diante deste cenário, mulheres com doenças na tireoide e que desejam engravidar devem estar atentas, porque além da necessidade dos hormônios citada anteriormente, modificações no funcionamento da glândula da tireoide também podem acontecer durante o período gestacional.

Entre as doenças da tireoide, a endocrinologista e consultora médica do Laboratório Sabin, Thaisa Trujilho, destaca os hipo e hipertireoidismo; nódulos de tireoide e cânceres tireoidianos. Para diagnostica-los, devem ser realizados exames sanguíneos e de imagem. “Durante a avaliação de alguma doença da tireoide é importante a solicitação dos hormônios, principalmente T4 livre, TSH e dosagem de anticorpos. Além destes, é muito importante a  realização da ultrassonografia de tireoide”, explica a especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.