Fiquem conectados conosco

Geral

Santo Amaro de Ipitanga recebe homenagens durante cortejo em Lauro de Freitas

Avatar

Publicado

em

Apresentações de grupos culturais marcaram o cortejo nas ruas e avenidas em homenagem ao padroeiro Santo Amaro de Ipitanga, neste sábado (12), no Centro de Lauro de Freitas. Os devotos e simpatizantes do santo se concentraram próximo ao Estádio Municipal, seguindo o percurso até a praça João Tiago dos Santos, onde está situada a Igreja Matriz que guarda a imagem do santo há mais de 411 anos.

Baianas, capoeiristas, artistas e populares celebraram com fé e demonstraram a alegria em reverenciar o padroeiro do município.  “É uma das festas mais belas do calendário de eventos do município e que a cada ano atrai mais pessoas às ruas da cidade”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Manoel dos Santos.

À frente do cortejo, as baianas trouxeram águas de cheiro com ervas e essências dentro de seus jarros, assim como as tradicionais vassouras para lavar as escadarias da Catedral. A celebração também mostra as manifestações populares e as riquezas culturais que a cidade carrega, reafirmando cada vez mais a cultura afro.

Baianas com vassouras para lavar as escadarias do templo. Foto: Divulgação

Professor e historiador Gildásio Freitas, conta que a festividade mistura há mais de 40 anos sincretismo religioso com as manifestações folclóricas. “Um dos precursores deste movimento em Lauro de Freitas se chama Mendes Silva, hoje com mais de 80 anos. Ele iniciou esta ação porque no dia do padroeiro pela manhã a cidade ficava sem movimentação, então reuniu um grupo de amigos que transformou a festa no modo como conhecemos hoje”, afirmou.

Ao total, 17 grupos desfilaram ao longo do trajeto, entre as fanfarras, charangas e manifestações populares. Segundo o idealizador do grupo Bambolê Balanço, Artêmio da Luz, a festa também abre espaço para estender a outras homenagens. “Nós, este ano, vamos reverenciar o circo e trazer o encanto dos pernas de pau, palhaços e arlequins”, disse.

Apresentação cultural. Foto: Divulgação

As homenagens seguem até a próxima terça-feira (15), data em que será celebrada uma missa campal solene na praça, às 8h, em seguida uma carreata será feita até a comunidade de São Pedro, no Joquei Clube carregando a imagem do Santo Amaro. Pela tarde, a partir das 16h, a imagem retorna em procissão.

Durante a noite será realizada a última missa do dia e posteriormente acontecerá o show do padre Alessandro Campos.

*Com informações de Giovanna Reyner

UNIÃO 1
CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.